Alessia Contu (ela/dela) é Professora de Administração na Universidade de Massachusetts Boston (Estados Unidos) onde atuou como Presidente do Departamento de Gestão entre 2014 e 2021. Alessia trabalhou anteriormente no Reino Unido, na Warwick Business School (2006-13); Lancaster University Management School (2001-2006), e no University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST (1998-2001) onde também obteve seu doutorado. Ela recebeu o Mestrado em Gestão e Aprendizagem Organizacional - Lancaster University Management School. Alessia formou-se psicóloga na Itália em meados dos anos 90, onde obteve seu Doutorado em Psicologia. Ela atuou como Editora Associada de Relações Humanas e Organização e faz parte do Conselho Editorial de Estudos Organizacionais, Organização e Relações Humanas.
Alessia tem interesse em psicanálise, filosofia política, ética e teorias críticas, seu significado para compreender e explicar as práticas organizacionais, gerenciais e de trabalho contemporâneas. O seu trabalho foi publicado em revistas como Human Relations, Organization Science, Organização, Journal of Management Studies, Academy of Management Review, Organization Studies e Ephemera. A sua pesquisa centrou-se na política organizacional e, especificamente, na resistência e controlo organizacional em multinacionais, PME e ONG; o papel dos discursos de gestão hegemónicos, como o discurso da “aprendizagem” ou o discurso da “parceria”, na reprodução de relações de trabalho desiguais e identidades estáveis no capitalismo tardio; e o da inovação, criação de conhecimento e partilha em comunidades de prática. Alessia interveio em vários debates abordando fenómenos como denúncia de irregularidades, liderança e conflitos, mobilizando o poder da filosofia para repensar práticas e decisões de gestão. Alessia tem elaborado, promovido e abraçado o ativismo intelectual delineado por acadêmicas feministas negras como uma forma de práxis engajada para transformar o impacto dos acadêmicos/educadores das escolas de negócios – www.engagedscholars.org. A pesquisa empírica de Alessia está atualmente focada em Justiça, Diversidade, Equidade e Inclusão (JEDI) na educação em gestão; formas organizacionais democráticas e alternativas, incluindo a relevância e os desafios das aquisições dos trabalhadores, das empresas pertencentes aos trabalhadores e das soluções empresariais sustentáveis nas zonas rurais.
ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração utiliza cookies em seu portal para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.