Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Gestão da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia
KATIA CINARA TREGNAGO CUNHA
Cristina Dai Prá Martens
Carla Bonato Marcolin
O presente estudo descreve uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de analisar o conhecimento acumulado sobre processos de mineração de texto de documentos de patente. Neste campo, o processo de extração de inteligência técnica enfrenta desafios em virtude da estrutura técnica e complexa dos textos de patentes e a grande quantidade de dados. Dentre os resultados, a RSL evidencia que os métodos de extração de termos chave basicamente consideram a frequência de palavras e/ou o contexto semântico. Dada a particularidade dos textos de patente quanto às questões semânticas, despontam estudos sobre recuperação de informação que lidam com as questões estruturais e linguísticas dos documentos de patente, com relações semânticas orientadas à tecnologia. Os estudos na área indicam o uso de ferramentas de Processamento de Linguagem Natural e o crescimento de técnicas de aprendizado de máquina e de aprendizado profundo. A China é o país com maior representatividade em número de publicações, apresentando cerca de três vezes mais autores citados em publicações que a Coréia, que ocupa o segundo lugar no ranking. Itália e Federação Russa estão, respectivamente, na terceira e quarta posição, seguidos de Taiwan. No continente americano, os Estados Unidos são a única representação nacional.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Gestão da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia
Rui Fernando Correia Ferreira
Wesley Canedo de Souza Junior
Natalie Cristine Magalhães
Este estudo tem como objetivo desenvolver uma compreensão abrangente das tendências de inovação e áreas de foco tecnológico nas patentes registradas pela Força Aérea Brasileira (FAB). Fundamentado em teorias de inovação, produção e registro de patentes, a pesquisa analisou os registros de patentes por meio de análises temporal e da Classificação Internacional de Patentes (IPC). Essa abordagem foi complementada por uma proposta de classificação em clusters baseada nos títulos das patentes. Os resultados revelaram um comportamento cíclico com diferentes picos no registro de patentes pela FAB ao longo da série histórica, corroborando as teorias de ciclos de inovação. Identificou-se a concentração de patentes nas áreas de Física e Química/Metalurgia, o que sugere um forte enfoque em desenvolvimentos materiais e processuais. Cinco clusters temáticos foram propostos: Cluster 1 - Sistemas e Métodos de Aperfeiçoamento, Cluster 2 - Processos de Obtenção e Composição de Materiais, Cluster 3 - Dispositivos Portáteis e Sensores, Cluster 4 - Tecnologia de Fibra Óptica e Sensores, Cluster 5 - Processos de Fabricação com Laser e Materiais Avançados, sendo os Clusters 1 e 2 os mais produtivos, cada um com 28 registros. Palavras-chave: Patentes. Força Aérea Brasileira (FAB). Inovação. Análise de Cluster de Patentes.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Gestão da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia
ADRIANA DE CASTRO PIRES
Priscila Rezende da Costa
Camila Naves Arantes
O estudo teve como objetivo investigar os fatores que influenciam o esforço de inovação das organizações responsáveis por projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) relacionados à adoção de inteligência artificial (IA) na cadeia de suprimentos (CA). Para isso, foram analisadas 4.698 patentes e famílias de patentes como proxy de projetos de P&D-IA-CA bem sucedidos. As principais organizações responsáveis por projetos de P&D-IA-CA foram multinacionais, especialmente norte-americanas e europeias, com um forte domínio tecnológico e cooperação. Descobriu-se que as organizações responsáveis por projetos de P&D-IA-CA mais relevantes são aquelas de natureza tecnológica, com fortes laços com universidades e institutos de pesquisa. Além disso, o estudo constatou que o esforço de inovação de tais organizações é impulsionado positivamente pela cooperação tecnológica, pelo impacto da tecnologia no domínio técnico e pela importância estratégica da tecnologia para a entidade. Por outro lado, os fluxos de conhecimento, tanto patentários quanto científicos, exercem uma influência negativa sobre o esforço de inovação, indicando que as organizações responsáveis por projetos de P&D-IA-CA tendem a desenvolver tecnologias menos baseadas em conhecimento prévio, priorizando a criação de conhecimento novo para obter vantagem competitiva e distinção tecnológica.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação e Transformação Digital em Organizações de Mercados Emergentes
Daniele Ferreira dos Santos
MARIA ELENA LEON OLAVE
Anderson dos Santos
RÚBIA OLIVEIRA CORRÊA
A Transformação Digital (TD) é o fenômeno que possibilita melhorar os processos organizacionais a partir do uso assertivo das tecnologias existentes para maximizar a eficiência dos serviços e criar valor para a sociedade. A partir de uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e através do estudo de caso único em uma empresa do setor de saneamento, a pesquisa buscou analisar como o nível de maturidade do Alinhamento Estratégico em TI pode afetar a capacidade de implantar a TD em uma empresa de saneamento básico na Região Nordeste do Brasil. Para alcançar esse objetivo foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicados questionários com os colaboradores e gestores da área de TI da empresa analisada, além disso, foram consultadas evidências documentais da Organização sobre as estratégias de TI adotadas para alcançar o estado futuro de TD. Os achados indicam que empresa de saneamento tem ampliado sua maturidade digital através da adoção de tecnologias emergentes para digitalizar seus processos, escalonar sua infraestrutura e proporcionar um ambiente digital seguro, transparente e confiável.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação e Transformação Digital em Organizações de Mercados Emergentes
Isabelle Carlos Campos Rezende Cavalcante
Fernando Antonio Ribeiro Serra
Vanessa Vasconcelos Scazziota
Este estudo buscou analisar o impacto da transformação digital (TD) no desempenho organizacional. Para tanto, adotamos uma abordagem quantitativa baseada na bibliometria, utilizando a técnica do pareamento bibliográfico e a elaboração do diagrama de redes. A análise dos resultados permitiu identificar e relacionar seis fatores, evidenciando que a transformação digital não é apenas uma tendência passageira, mas uma necessidade urgente, globalmente, para empresas. A partir dos fatores foi possível propor um framework de Ecossistema de Transformação Digital. Os fatores destacam a necessidade de uma liderança estratégica e visão que possam integrar diferentes dimensões da transformação digital, como estratégia, tecnologia e gestão de recursos, para atingir a agilidade e resiliência organizacional. A TD abrange mudanças não apenas tecnológicas, mas também organizacionais, incluindo cultura e liderança. Em conclusão, a transformação digital é uma realidade incontornável que está redefinindo os negócios em todo o mundo. Para abordar a transformação digital de forma integrada, é imperativo que pesquisas futuras se concentrem em áreas que ampliem nossa compreensão sobre como as estratégias de TD são implementadas e avaliadas em variados contextos organizacionais e culturais.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação e Transformação Digital em Organizações de Mercados Emergentes
Cristina Doritta Brandão Majorana
Sílvio Luís de Vasconcellos
O objetivo da pesquisa é analisar o potencial transformador da criatividade organizacional como catalisadora do desenvolvimento de recursos de inteligência artificial (IA). A abordagem é quantitativa. Os dados primários foram coletados por meio de uma survey respondida por 166 gestores e funcionários de startups de base tecnológica que operam no Brasil e em mercados internacionais. Os dados são analisados por regressões lineares múltiplas. Os resultados mostram que a criatividade organizacional está positiva e significativamente associada ao desenvolvimento dos recursos tangíveis, intangíveis e humanos de IA. O estudo contribui com a teoria ao evidenciar que a criatividade organizacional é um recurso base e catalisador do desenvolvimento dos recursos de IA, ao mostrar o ponto de encontro da criatividade organizacional com estes recursos no processo de estruturação do portfólio, e amplia o entendimento sobre a orquestração de ativos ao analisar o efeito do ciclo de vida das startups no desenvolvimento destes recursos. O estudo traz implicações gerenciais com relação às fases e ao tamanho das startups que orientam gestores a promover o desenvolvimento de recursos tangíveis e humanos de IA.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação e Transformação Digital em Organizações de Mercados Emergentes
Vânia Cristina Ferreira
Nelson Hein
Adriana Kroenke
Fabiano Goldacker
As organizações enfrentam desafios importantes em relação às suas vantagens competitivas no mercado. O sucesso das organizações líderes decorre de fatores como agilidade na resposta, eficiência na gestão de recursos e capacidade de inovação flexível. A Indústria 5.0, destacada pela interação homem-robô e pela ênfase na resiliência e sustentabilidade, coloca o homem no centro do processo produtivo. Neste contexto, a influência do preparo dos profissionais de uma organização quanto ao uso da tecnologia e sua capacidade para inovação tecnológica (CIT) pode ser influenciada pelo poder de decisão do indivíduo? Em resposta a esse questionamento o presente estudo visa avaliar o papel do nível hierárquico formado por cargos vinculados a tomadores de decisão e os não vinculados à tomada de decisão nas organizações entre os elementos motivadores e detratores da prontidão tecnológica (PT). Utilizou-se modelagem linear hierárquica analisando-se 211 profissionais de uma rede brasileira de supermercados. Os resultados indicaram que os elementos motivadores possuem efeito positivo em ambos os grupos analisados, contudo, possuem maiores efeitos com os não tomadores de decisão. Os elementos detratores possuem efeito negativo em ambos os grupos, não podendo ser descrita alguma diferença entre a magnitude dos efeitos aferidos pelo modelo.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação e Transformação Digital em Organizações de Mercados Emergentes
Arthur Torres Ferraz
André Silva de Carvalho
Com o surgimento das fintechs no cenário financeiro brasileiro, trazendo inovações tecnológicas e modelos de negócios disruptivos, os bancos tradicionais do Brasil se viram obrigados a se adaptar e aprimorar as experiências oferecidas aos seus clientes. Nesse contexto de transformação, a crescente utilização das redes sociais como canais de comunicação tornou-se crucial para acompanhar as opiniões dos clientes sobre as instituições financeiras. Este estudo se propôs a comparar três abordagens distintas de análise de sentimento e avaliar o uso dessa técnica em postagens no Twitter como uma ferramenta para compreender a percepção dos clientes em relação a duas campanhas publicitárias de um banco brasileiro. Com o resultado dessa análise, será possível avaliar se essa tecnologia poderia ser aplicada com sucesso em outros contextos, como a análise das reações do público em lançamentos de novos produtos ou serviços. O trabalho explorou três diferentes técnicas de análise de sentimento, destacando suas características distintas. Em particular, a técnica baseada na arquitetura Transformers se destacou, demonstrando notável poder de classificação e precisão na identificação dos sentimentos expressos nas postagens. Os resultados obtidos forneceram as diferentes reações do público em relação às propagandas do banco, contribuindo para uma compreensão maior da recepção das campanhas
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação e Transformação Digital em Organizações de Mercados Emergentes
ANDERSOM BONTORIM
ROBERTO CARLOS BERNARDES
O mercado imobiliário tem sido impactado por dramáticas transformações que buscam entregar mais valor aos consumidores com soluções de serviços digitais real-time e inteligência artificial, cuja difusão é limitada por barreiras que demandam o desenvolvimento de novas capacidades digitais pelas organizações deste segmento. Para a compreensão dessas barreiras, foi realizada uma revisão sistemática da literatura num recorte temporal entre 1991 e 2022, selecionando da Wos e Scopus uma amostra de 384 publicações sobre serviços digitais no mercado imobiliário. Por este método foram mapeados a estrutura intelectual historiográfica e a evolução temática. Pela análise de conteúdo, foram categorizados os principais conceitos e as barreiras aos serviços digitais no mercado imobiliário, incluindo os fatores antecedentes que motivam as organizações à adoção destes serviços digitais e as capacidades necessárias para mitigar estas barreiras. A principal contribuição acadêmica deste artigo é a proposição de um framework teórico integrado com construtos de análise sobre barreiras e capacidades para inovação digital em serviços de “Real Estate”. O artigo identifica ainda uma agenda de pesquisa promissora para futuras investigações neste campo. Como contribuição aplicada, oferece aos gestores um panorama geral sobre desafios a serem mitigados nos processo de transição e implantação de serviços digitais no mercado imobiliário.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação e Transformação Digital em Organizações de Mercados Emergentes
Vinicius Kilhian Cordeiro
Luís Fábio Cavalcanti da Silva
A elaboração deste artigo nos levará à identificar diretrizes para profissionais e organizações interessados em adotar ferramentas LOW-CODE e NO-CODE, destacando os pontos chaves a serem considerados para otimizar a melhoria com a agilidade de tempo e eficiência nas tarefas relacionadas à criação de processos e gestão de serviços digitais, contribuindo também, para o conhecimento acadêmico e prático sobre o uso de ferramentas LOW-CODE e NO-CODE, fornecendo uma visão aprofundada dos benefícios, desafios e melhores práticas associadas a essas abordagens. Ao obter esses resultados, espera-se fornecer uma compreensão mais abrangente sobre a eficácia do uso de ferramentas LOW-CODE e NO-CODE na agilidade das tarefas relacionadas à criação de processos e gestão de serviços digitais. Esses insights serão valiosos para profissionais, desenvolvedores e organizações que desejam adotar essas ferramentas, permitindo que tomem decisões estratégicas informadas e maximizem os benefícios em termos de agilidade, eficiência e qualidade na entrega de serviços digitais.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação e Transformação Digital em Organizações de Mercados Emergentes
Cecília Bérgamo Biancardi
André Silva de Carvalho
As argamassas colantes são produtos industrializados utilizados para o assentamento de revestimentos cerâmicos e são classificadas de acordo com desempenho em diferentes curas. A formulação desses produtos é um fator determinante para o seu desempenho e para a competitividade do fabricante, uma vez que seu custo final é dependente do custo e dos teores das matérias-primas utilizadas. O desenvolvimento de novas formulações é um processo demorado, frequentemente baseado em tentativa e erro. Buscando-se solucionar esse problema e acelerar o desenvolvimento dos produtos, foram construídos modelos de Machine Learning com o objetivo de prever o desempenho de argamassas colantes a partir da sua formulação. Foram utilizados dados históricos coletados entre 2021 e 2023 de uma multinacional europeia. Os modelos foram treinados em dois ambientes diferentes e foram utilizados diferentes algoritmos de classificação, focando em três objetivos: prever a aprovação das argamassas em relação à norma, compreender a influência das variáveis e comparar os modelos obtidos. Os algoritmos Random Forest e Boosted Decision Tree apresentaram melhor desempenho preditivo, enquanto a Regressão Logística foi mais adequada para as inferências por ser interpretável. Os modelos de melhor desempenho tiveram acurácia superior a 80% para todas as curas
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação e Transformação Digital em Organizações de Mercados Emergentes
MARCIO ANDRE BELCHIOR JUNIOR
Fabiano Rodrigues
Este estudo aborda a intersecção entre Inteligência Artificial (IA) e Desempenho Organizacional através de uma análise bibliométrica, enfocando como a pesquisa em IA influenciou as práticas e resultados organizacionais ao longo do tempo. Utilizando a base de dados Scopus e a biblioteca Bibliometrix da linguagem “R” para processamento e análise, o estudo mapeia a evolução, temas emergentes, colaborações autorais e geográficas na literatura científica. Os resultados indicam um crescimento exponencial das publicações sobre IA refletindo sua integração crescente em ambientes organizacionais globais. A análise revela uma predominância de publicações nos Estados Unidos, com temas emergentes como "Industry 4.0" e "Data Protection", além de áreas consolidadas como eficiência organizacional e capacidades de IA. Este artigo contribui para o entendimento das dinâmicas entre IA e Desempenho Organizacional, sublinhando as áreas que têm guiado o debate acadêmico e prático e iluminando as redes de colaboração que sustentam a produção científica na área.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação e Transformação Digital em Organizações de Mercados Emergentes
Romário Vieira Souza
Maria Conceição Melo Silva Luft
Alessandra Cabral Nogueira Lima
Marcos Antônio de Souza Barbosa
A Internet das Coisas (IoT) desempenha um papel cada vez mais relevante na transformação da área educacional, conectando dispositivos inteligentes e criando ambientes de aprendizagem mais interativos e personalizados para estudantes em diferentes níveis educacionais. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a implementação da IoT no cenário educacional, compreendendo os desafios e tendências que podem auxiliar na educação conectada. A análise é baseada em artigos publicados na plataforma Web of Science entre 2018 e 2023. Destacam-se os desafios na implementação da nova tecnologia, especialmente em relação à segurança e privacidade dos dados dos alunos, bem como a importância da capacitação dos educadores para aproveitar plenamente os benefícios da IoT na educação. Além disso, esta revisão sistemática da literatura oferece uma visão estratégica para pesquisas de aprofundamento futuras, a fim de compreender as nuances dos desafios e as possibilidades de impacto das tendências identificadas.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação e Transformação Digital em Organizações de Mercados Emergentes
Henrique Ribeiro Castro
This study investigates the development of innovative technological capabilities in latecomer firms, with a focus on blockchain technology. Despite the widespread attention and the open-source nature of blockchain technologies, there is a notable gap in empirical research on how firms, particularly in developing countries, develop their first technological capabilities in blockchain. Addressing this gap, this research delves into two blockchain projects at Petrobras, the leading firm in the Brazilian energy sector, to explore the process of capability accumulation specific to blockchain technology. Utilizing a qualitative approach through a cross case-study research strategy, this study aims to provide an investigation on the blockchain-specific capabilities Petrobras is cultivating, the levels of innovative capability the company has achieved, and the outcomes of its blockchain endeavors. The study emphasizes the importance of investigating the technical and organizational dimensions of blockchain technology to understand its implications fully. Empirical findings highlight how some antecedent capabilities act as accelerators, while others emerge as impediments to effective absorption. Moreover, it indicates how technical novelty and organizational complexity in the scope of blockchain projects affect learning efforts, as Petrobras had to enact different learning mechanisms to absorb technological knowledge required to fulfil their project goals.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação Responsável, ESG & Grandes Desafios Globais
Daniel Petersen
Ariel Behr
As megatendências da urbanização são realidades que se intensificam nas cidades de países em desenvolvimento. A falta de infraestrutura básica de transporte e a capacidade organizacional limitada das instituições públicas e políticas para construir uma gestão eficiente do setor têm criado um sistema de mobilidade ineficiente que gera poluição ambiental, congestionamentos, acidentes e insegurança pública. Entretanto, a abordagem MaaS (Mobility as a Service) tem se destacado como uma solução adequada para mitigar os problemas da mobilidade em países desenvolvidos. Dessa forma, por meio de uma pesquisa qualitativa direcionada a profissionais que trabalham no desenvolvimento da mobilidade no Brasil, o presente estudo busca identificar possibilidades para evolução de soluções inteligentes de mobilidade em cidades de países em desenvolvimento. O estudo traz contribuições referentes à avaliação das condições básicas preexistentes necessárias para evolução de soluções como defendida pelo conceito MaaS. Além disso, oferece contribuições acadêmicas relacionadas à percepção de especialistas em mobilidade urbana, referente ao cenário da mobilidade nas regiões onde atuam. Também propõe soluções práticas para o avanço do processo de desenvolvimento de uma mobilidade urbana inteligente, como o conceito MaaS, considerando as dificuldades inerentes a um ambiente pouco favorável, como é o caso das cidades de países em desenvolvimento
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação Responsável, ESG & Grandes Desafios Globais
Kevin Barboza Santos
Veruschka Vieira Franca
Ana Paula Henriques Gusmão de Araújo Lima
A implantação de uma gestão ESG está alinhada a importância e a exigência que os consumidores e o mercado passaram a ter para que as empresas realizassem ações responsáveis ligadas ao meio ambiente, às questões sociais e à transparência dos negócios. Este estudo visa mapear a literatura que aborda a temática a respeito da relação entre ESG e tecnologia através de uma análise bibliométrica e revisão sistemática pelo método Proknow-C. Os principais resultados mostram que a China se destaca sendo o país com mais publicações acerca da temática. Nota-se também que utilização da transformação digital gera um impacto positivo no desempenho ESG das organizações, assim como a classificação ESG afeta a inovação em tecnologia verde.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação Responsável, ESG & Grandes Desafios Globais
Victor Daniel Vasconcelos
Maisa de Souza Ribeiro
Based on resource dependency and stakeholder theories, the purpose of the study is to examine the effect of board-specific skills diversity on eco-innovation. We also investigate whether a sustainable compensation policy moderates the relationship between the presence of directors with specific skills and environmental innovation. Using data collected from the London Stock Exchange Group (LSEG) Workspace of 137 Brazilian companies during 2010-2022, the study employs the Feasible Generalized Least Squares (FGLS) method. The results reveal that board-specific skills diversity does not influence green innovation. Divergences of ideas between board members with different skills and Brazil's unique scenario, with characteristics such as a strong presence of family firms, high concentration of ownership, and weak protection for minority shareholders, may explain these results. Additionally, our evidence suggests that sustainable compensation policies play a positive moderating role in the relationship between board-specific skills diversity and sustainable innovation, implying that directors with specific skills are more likely to adopt green initiatives when they have compensation linked to environmental targets. The results confirm that companies can encourage the practice of sustainability compensation to meet the stakeholders' demands for better sustainable performance.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação Responsável, ESG & Grandes Desafios Globais
Anne Irene Cunha Vaz
Andre Grutzmann
A pesquisa aborda a inovação responsável (IR) na mobilidade inteligente, focalizando três projetos em parceria com a EMBRAPII no Instituto Federal de Minas Gerais e empresas privadas. Os projetos são denominados por escalonador, semáforo e ponto eletrônico. Destacando as dimensões da IR - antecipação, reflexividade, inclusão e responsividade - busca- se entender se houve a aplicação desses princípios nos projetos. A colaboração entre os envolvidos revela um possível ecossistema de inovação com desenvolvimento compartilhado de soluções. A metodologia adotada é qualitativa, usando entrevistas, análise documental e questionário via Google Forms com base no método Eisenhardt. Resultados indicam desafios comerciais no escalonador, a importância de parcerias no semáforo e sucesso no sistema de ponto eletrônico, destacando a colaboração essencial com a EMBRAPII para o desenvolvimento inovador.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação Responsável, ESG & Grandes Desafios Globais
Luíza Melo Fernandes Moreira
Ana Cláudia Azevedo
Marco Aurélio Marques Ferreira
Juliana Maria de Araújo
Este estudo realiza uma análise empírica das ligações entre gênero e inovação nas cidades brasileiras. Especificamente, buscamos confirmar a hipótese de que as cidades brasileiras mais inovadoras possuem menor desigualdade de gênero. Foram estudadas as 101 cidades mais populosas do país e utilizadas as variáveis que contemplam as dimensões da inovação e desigualdade de gênero. Os resultados da medida de associação indicam a correlação entre as variáveis desigualdade de gênero e inovação e que esta correlação é negativa, sendo que quanto menor a desigualdade de gênero, maior a inovação. A análise de cluster e teste média utilizados revelam que 39 municípios se enquadram como “mais inovadores” e 62 como “menos inovadores” e o teste de médias indica que existe maior desigualdade de gênero nos municípios menos inovadores. Logo, aponta-se a necessidade de mudanças na compreensão de gênero junto à inovação, abrindo caminho para uma perspectiva mais ampla dos resultados desse processo. Essa pesquisa não apenas contribui para a compreensão dessas dinâmicas, mas também ressalta a importância de novas abordagens na promoção da igualdade de gênero
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Interação entre os atores Universidade, Empresa, Governo e Sociedade - Modelos da Triple a Quintuple Helix promovidos pelos Ambientes de Inovação
Vinícius Milléo Kuromoto
Geciane Silveira Porto
PAULA LOPES DE OLIVEIRA MAIA
THAÍS HELENA ZERO DE OLIVEIRA PEREIRA
As Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) brasileiras vêm sofrendo com o corte de orçamento para pesquisa e desenvolvimento, contratação de novos empregados e a necessidade de ampliação de competências tem levado a buscarem atuar em cooperação/rede para suprir perdas e acelerar o processo de criação de novas tecnologias. Este estudo buscou entender como uma empresa pública de pesquisa agropecuária tem cooperado nos quesitos patentes e softwares com seus parceiros e avaliar a cooperação entre os seus centros de pesquisa. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa na qual foram coletados dados secundários provenientes da base de patentes do Derwent para gerar grafos e dados estatísticos no software Gephi, utilizando-se a análise de redes sociais (ARS). Os resultados mostram que a instituição coopera com muitos parceiros em patentes, de forma global e de forma local quando o assunto são softwares. Destaca-se também a cooperação significativa entre os centros de pesquisa que trabalham com a temática pecuária e commodities. Percebeuse ainda a relevância de alguns centros de pesquisa na questão de patentes e softwares. O estudo é o início de uma análise, que deve incluir projetos, artigos e cultivares para que a instituição possa entender suas redes de cooperação.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Interação entre os atores Universidade, Empresa, Governo e Sociedade - Modelos da Triple a Quintuple Helix promovidos pelos Ambientes de Inovação
André Luis Rossoni
Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos
Roberto Sbragia
This study aims to explore how social capital, market orientation, and technological readiness (TRL) influence collaboration in research, development, and innovation (R&D&I) between academic institutions and companies. The research is pertinent for providing insights into essential factors for the success of R&D&I collaboration, a critical component for innovation and technological progress. Utilizing a quantitative methodology, this study employs structural equation modeling with a partial least squares (PLS-SEM) approach to analyze data from researchers at a public research institution. Social capital is identified as a key facilitator, enhancing the effectiveness of collaboration through networks, norms, and trust. Market orientation is crucial for aligning research activities with market trends, while TRLs influence collaboration depending on the stage of technological development. This study underscores the critical transition from initial to advanced stages and the challenge of the "Valley of Death", where emerging technologies seek resources to advance, yet still face high risk for industrial adoption. The findings suggest that the integration of these factors significantly enhances R&D&I collaboration. This study contributes to theory by highlighting the interdependence between social capital, market orientation, and technological readiness, and to practice, suggesting strategies for academic institutions and companies to maximize their R&D&I partnerships.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Interação entre os atores Universidade, Empresa, Governo e Sociedade - Modelos da Triple a Quintuple Helix promovidos pelos Ambientes de Inovação
Rui Fernando Correia Ferreira
Natalie Cristine Magalhães
Wesley Canedo de Souza Junior
Este estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento e implementação de inovações na Força Aérea Brasileira (FAB), com ênfase nas mudanças estruturais organizacionais e nas recentes produções tecnológicas. Utilizando o modelo da Tríplice Hélice do Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER) como base teórica, exploramos o processo de fomento à inovação nas Forças Armadas. A metodologia é exploratória e descritiva, dividida em duas fases. Na primeira, conduzimos uma pesquisa exploratória e descritiva, concentrando-nos na revisão de literatura e análise documental para identificar as mudanças nas estruturas organizacionais da FAB relacionadas à inovação. A segunda fase envolveu uma análise quantitativa dos dados de produção tecnológica de 2017 a 2022 no portal Sucupira, com ênfase nas contribuições do ITA, IAE e IEAv, além dos projetos das fundações FCMF e FUNCATE, com base em seus relatórios anuais de gestão. Os resultados destacam o aumento de recursos e projetos nas fundações, indicando um reconhecimento crescente de sua contribuição para as capacidades fomentadas pelo SINAER. Evidenciaram-se esforços para aprimorar a coordenação e inovação tecnológica por meio do SINAER, com resultados já observados de maneira proeminente nas fundações afiliadas. Palavras-chave: Inovação. SINAER. Estrutura Organizacional. Produção Tecnológica. FAB.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Interação entre os atores Universidade, Empresa, Governo e Sociedade - Modelos da Triple a Quintuple Helix promovidos pelos Ambientes de Inovação
Erica Ramos de Albuquerque
HILDEGARDO PEDRO ARAUJO DE MELO
Diego Rodrigues Boente
A compensação previdenciária entre regimes no Brasil é um tema de grande relevância, especialmente diante das constantes mudanças legislativas e da complexidade do sistema previdenciário nacional. Ela decorre da previsão constitucional do § 9º do art. 201 da Constituição Federal (CF) de contagem recíproca do tempo de contribuição, gerando cálculos de compensação financeira entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e os Regimes de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e destes entre si. À medida que os sistemas previdenciários enfrentam desafios complexos, como o envelhecimento da população e mudanças nas estruturas demográficas, a compreensão clara e precisa das demonstrações contábeis torna-se essencial para garantir a estabilidade e eficiência desses sistemas. A falta de informações sobre compensação previdenciária entre os regimes é observada nos demonstrativos contábeis, comprometendo a qualidade da informação contábil e promovendo risco à sustentabilidade financeira. Este artigo tecnológico objetiva propor a sistematização do controle interno das compensações previdenciárias entre os regimes existentes a partir de ferramenta de compartilhamento de dados, propondo a utilização da metodologia Design Science Research (DSR).
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Interação entre os atores Universidade, Empresa, Governo e Sociedade - Modelos da Triple a Quintuple Helix promovidos pelos Ambientes de Inovação
Mayara Maria de Jesus Almeida
Jair Sampaio Soares Junior
Mauro Catharino Vieira da Luz
Rogério Hermida Quintella
Desde que o desenvolvimento de países e regiões passou a ser percebido como dependente da inovação, a interação entre as instituições universidade e empresa (IUE) tem sido estimulada por governos e se constituído objeto de interesse de estudos acadêmicos em todo o mundo. Em diversos estudos sobre IUE, mecanismos legais contratuais e questões gerenciais aparecem como obstáculos a parceria, o que torna natural a suposição de que sejam significativos os seus custos transacionais. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo analisar os fatores incrementadores e atenuantes dos custos de transação (CT) em uma amostra de 28 contratos de IUE financiadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) no período de 2000 a 2010. Os resultados revelaram que nas IUE estudadas o incremento dos CT esteve associado a exposição da relação a imprevisibilidade, exigência do termo de direito de propriedade intelectual; acompanhamento das atividades e problemas de execução enfrentados pelos parceiros. Enquanto que, sua atenuação esteve associada à maior familiaridade dos parceiros com o processo de pesquisa e entre si e, também, pela dedicação disponibilizada às atividades da pesquisa.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo
Damaris Chieregato Vicentin
Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes
Bruno Brandão Fischer
Betânia Silva Carneiro Campello
Nágela Bianca do Prado
Rosley Anholon
The research aims to understand how entrepreneurial ecosystem factors influence entrepreneurial culture among Knowledge-Intensive Entrepreneurs (KIE). We identified the most influential entrepreneurial ecosystem and the most affected cultural characteristics. In addition, we compared sustainable and traditional KIE results. The paper has a quantitative approach using the Grey Incidence Analysis method. We collected data in 2023 on 245 projects approved by the Sao Paulo Research Foundation under the Innovative Research in Small Businesses program. Regarding traditional KIEs, science parks and incubators, banks' financial accessibility, and communication accessibility are the elements that most significantly impact cultural aspects. These ecosystem elements influence, in order, the encouragement of creativity and innovation, appreciation of the entrepreneur, and a high level of status and respect for the entrepreneur. Government programs, licensing processes, and communication accessibility are the elements that have the most significant impact on culture in sustainable KIEs. In order, these ecosystem elements encourage creativity and innovation, self-sufficiency, autonomy, and personal initiative, as well as taking risks in business. Research expands the notion of culture within the entrepreneurial ecosystem and provides insights into its development. By integrating KIE with environmentally sustainable transitions within entrepreneurial ecosystems, this study contributes to the United Nations Sustainable Development Goals.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo
Diogo Barbosa Leite
Sílvio Luís de Vasconcellos
A Gestão de Ecossistemas emergiu como um campo promissor para abordar a interdependência na criação coletiva de valor. No entanto, a proliferação de definições do constructo do ecossistema e a sua utilização pouco aplicada trouxeram dificuldades para a convergência do campo. Esforços significativos foram feitos nos últimos anos para superar esses desafios e fornecer um corpo de conhecimento integrado. Com esse progresso, tornou-se possível não apenas compreender o que o constructo representa, como diferenciar os tipos (ecossistemas de negócios, inovação, empreendedorismo e conhecimento) e saber em quais contextos cada um deles acrescenta valor teórico. Com essa clareza, os investigadores estão aptos a dar um passo além e descobrir como diferentes tipos de ecossistemas se cruzam. Em resposta aos vários apelos para essa lacuna, conduzimos uma revisão sistemática da literatura para compreender como ecossistemas de conhecimento e inovação foram investigados conjuntamente na literatura de Gestão e Negócios. Nossa análise revela quatro categorias que melhoram a compreensão do cruzamento entre os ecossistemas de conhecimento e de inovação. Além disso, quatro direções críticas para pesquisas futuras neste domínio são indicadas, chamando atenção para o próximo passo da literatura de Ecossistemas.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo
ERIKA SILVA DE OLIVEIRA
Gabriel Mioranza de Medeiros
Fábio José dos Santos
João Paulo Nascimento da Silva
Em vista da importância das atividades de desenvolvimento de pesquisa e inovação por parte da academia, é necessário conhecer a evolução das pesquisas que levam ao desenvolvimento de Startups Deep Techs. Portanto, esta pesquisa busca apresentar a evolução da produção científica sobre startups de base científica, conhecidas como Deep Techs, por meio de uma revisão bibliométrica. Os resultados apontam para uma ênfase no desenvolvimento de hard technologies, na troca de informações e desenvolvimento conjunto de pesquisas a respeito de deep techs. Observou-se que a China e os Estados Unidos são os principais produtores de pesquisas. China com pesquisas focadas em temas de biotecnologia e Estados Unidos com pesquisas voltadas às áreas de negócios e gestão, com ênfase na relação entre ecossistemas e o papel do cientista empreendedor. Quanto aos ecossistemas, verificou-se que o ecossistema do conhecimento centra-se especificamente no desenvolvimento da investigação, o ecossistema do empreendedorismo centra-se nos atores e atividades que rodeiam este ecossistema e o ecossistema da inovação centra-se nos recursos empresariais e nos sistemas de inovação empreendedora. Esta pesquisa contribui para a teoria ao apresentar uma visão atualizada sobre as pesquisas de Deep Techs e ao mapear a presença de ecossistemas em artigos relacionados ao tema.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo
GISELA CONSOLMAGNO PELEGRINI
Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes
Green entrepreneurship is aligned with the sustainable development and achieves an even greater impact when it is knowledge-intensive. The objective of this research is to investigate the influence of the dimensions of the entrepreneurial ecosystem on blended value creation in the perception of green entrepreneurs in knowledge-intensive entrepreneurship (KIE), and identify the main factors of ecosystems that facilitate the creation of social, economic and environmental value in knowledge-intensive green entrepreneurship, comparing the most appropriate configurations between green and non-green entrepreneurship. A multi-method methodology was used, combining PLS-SEM and Necessary Condition Analysis (NCA), and asymmetric technique with and fuzzy-set Qualitative Comparative Analysis (fsQCA). Data comprehends 245 KIE participating in the Innovative Research in Small Businesses (PIPE) program of the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) in Brazil. The PLS-SEM results demonstrated a lack of alignment between the entrepreneurial ecosystem and blended value creation, while in fsQCA, the results highlighted the impact of the entrepreneurial ecosystem, with all elements appearing in some way in different configurations. The green knowledge-intensive entrepreneurship sample and the traditional sample showed different results. The research contributes to the understanding of the contextual dynamics of the knowledge-intensive green ecosystem in a developing country.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo
Luciana Carvalho
Victor Hugo de Souza Guimarães
Este artigo tem como objetivo investigar a estratégia de divulgação das atividades chaves nos sites das incubadoras de Minas Gerais de acordo com os critérios definidos pelo Modelo CERNE (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos). Foram selecionadas 5 (cinco) incubadoras mineiras, abrangendo uma variedade de setores e regiões geográficas. A metodologia consistiu na análise de conteúdo os sites das incubadoras. Os resultados revelaram uma lacuna considerável entre as práticas recomendadas pelo Modelo CERNE e a realidade da divulgação nos sites das incubadoras analisadas. Algumas das práticas identificadas como ausentes nos sites incluem a descrição detalhada dos programas de capacitação oferecidos, a transparência sobre as métricas de capacitação e avaliação das empresas incubadas e a apresentação clara das parcerias estratégicas estabelecidas. Conclui-se que, embora as incubadoras analisadas possam estar efetivamente adotando muitas das práticas preconizadas pelo Modelo CERNE em suas operações internas, a divulgação dessas informações nos sites oficiais ainda é insuficiente. Esta discrepância pode prejudicar a percepção da qualidade e eficácia dessas instituições aos olhos de potenciais empreendedores e investidores. Portanto, é sugerida uma maior atenção à comunicação online das incubadoras, a fim de alinhar suas práticas reais com a imagem que desejam projetar no ecossistema empreendedor.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo
Camila Naves Arantes
Priscila Rezende da Costa
Henrique Machado Barros
Foi realizada uma revisão sistemática da literatura para investigar a base de conhecimento sobre inovação aberta em tempos emergenciais, considerando, especificamente, a pandemia da COVID-19. Foram analisados 50 artigos publicados entre 2020 e 2022, em periódicos indexados na base Web of Science. Foram investigadas as perspectivas metodológicas e temáticas, bem como as relações teóricas apresentadas em todos os artigos. Foi possível avançar em duas frentes. Primeiro, foi proposto um framework com as relações de antecedência, consequência, mediação e moderação. Em segundo, foram sistematizadas as categorias de análise já investigadas empírica e qualitativamente, oferecendo insights aos pesquisadores e praticantes sobre estratégias e propostas de estudos futuros sobre inovação aberta em contexto de crise.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo
Diogo Barbosa Leite
Siliane Ferrari Voltolini
Pâmela Ingrid Simioni Costa
Vanessa Pilla Galetti Bretas
Mário Henrique Ogasavara
O fenômeno do ecossistema não está restrito a atuação doméstica das empresas. A emergência de propostas de valor globais e da internacionalização acelerada de ecossistemas de plataforma levantam novas questões sobre a dimensão internacional dos ecossistemas. Para os acadêmicos, essas questões oferecem a oportunidade de promover um diálogo entre dois campos de pesquisa: Gestão de Ecossistemas e Negócios Internacionais. A despeito da relevância dessa conversa, a literatura relacionada permanece fragmentada e há pouco consenso sobre como a união entre esses campos de pesquisa leva a um entendimento completo sobre a dimensão internacional de ecossistemas. Para responder a essa problemática, foi utilizado uma revisão bibliométrica que busca responder como os campos de Gestão de Ecossistemas e Negócios Internacionais têm sido investigados conjuntamente na literatura científica internacional. Os resultados preliminares deste estudo em estágio inicial mostram que o diálogo entre os campos está crescendo em grande medida nos últimos anos, mas ainda de forma dispersa. Além disso, foram identificados vários temas de pesquisa relacionados, bem como trabalhos e autores mais influentes que fornecem um panorama importante da literatura investigada.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo
Cristina Ferabolli
EMILIA ADAMS HILGERT
Aurora Carneiro Zen
Fréderic Laurent Prevot
The purpose of this paper is to map and assess the conceptual development of the literature on the relationship between innovation and performance in emerging countries (EMES). A bibliometric analysis was performed using RStudio, Biliometrix and Biblioshiny packages to accomplish it. It was assessed 756 articles published between 1996 and 2023 in the Web of Science and Scopus databases. The main findings are that research on innovation and performance in EMES has two main theoretical foundations that stand out: the resource-based-view and dynamic capabilities, the absorptive capacity and knowledge-based theory, and a third strand relative to the institutional view. Findings also highlight China, where researchers explore small to medium size enterprises and state ownership companies, and Brazil with researchers on entrepreneurial orientation and dynamic capabilities in Brazil. This paper contributes to the literature by presenting and clarifying the different conceptual trajectories of research in innovation and performance in EMES.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo
Nara Iachan
ROBERTO CARLOS BERNARDES
Maria Laura Ferranty Mac Lennan
O presente estudo aborda a influência dos ecossistemas de inovação na orientação das trajetórias empreendedoras de startups digitais e às mudanças nos modelos de negócios. Essa investigação se baseia na análise das dimensões de julgamento, incerteza e critérios de crença e oportunidade. Embora pesquisas anteriores tenham se concentrado principalmente nas vantagens e desvantagens das empresas que integram esses ecossistemas, há uma lacuna em relação à compreensão de como e quais são as influências desses ecossistemas nas transformações na maneira como as empresas agregam valor aos seus clientes, desenvolvem novas capacidades e as convertem em novos produtos. Com base em um estudo exploratório e de natureza qualitativa, realizamos entrevistas semiestruturadas com as lideranças de quatro startups. Como resultado, identificou-se que a influência dos ecossistemas varia de acordo como a startup ajusta seu produto e modelo de negócios ao longo de sua jornada empreendedora. Quando exposta a ecossistemas liderados por grandes empresas, é determinada pelo seu estágio de maturidade, tecnologias complementares e pela especialização do ecossistema ao qual está vinculada. Startups em estágios iniciais tendem a buscar ecossistemas liderados por grandes empresas de marketing, enquanto aquelas em estágios mais avançados preferem empresas com tecnologias críticas de sua área de atuação.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo
Fernando Antonio Prado Gimenez
FELIPE LEAL ALVES FERREIRA
Entrepreneurial ecosystems (EEs) have received increased attention both in academia and from policymakers. Higher education institutions (HEIs) are considered among the most impactful organizations in EEs. Additionally, to their traditional roles of research and education, HEIs are expected to be active stakeholders in the regional provision of support activities towards the creation of new ventures in society, becoming entrepreneurial universities (EUs). Despite the increasing number of studies on EUs, there is still room for learning from case studies, especially when focused on leading universities closely connected to regional EEs. This is the case of Utrecht University in the Netherlands. Thus, the focus of this study was concerned with describing the role of this university, through its offer of a wide variety of entrepreneurial activities in the Utrecht region’s entrepreneurial ecosystem.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo
Lucas Emmanuel Nascimento Silva
LEONARDO AUGUSTO DE VASCONCELOS GOMES
Felipe Mendes Borini
Prior research on innovation management argues that innovation processes assume different configurations according to specific contingencies. For example, uncertainty became a key contingency to explain variations in innovation processes and scholars have argued that firms developing radical innovation should build specific processes focused on flexibility and learning. Despite insightful, the innovation processes literature has neglected how firms changed their innovation processes when competing in ecosystem settings. Research has provided increasing evidence that firms operating in ecosystem settings change their innovation processes and face new, conflicting strategies that require firms to deal with sustaining their role in the ecosystem and also cooperating to guarantee the success of the ecosystem against rivals. However, the understanding of innovation processes and strategies in ecosystem settings remains problematic. In this perspective, the guiding research question of this paper is how strategies in ecosystems shape innovation processes in ecosystems? To address this question, this research relies on a quantitative study of managers involved in ecosystem management (N= 268). Using PLS-SEM, we test six hypotheses to identify firms competing via ecosystem change their innovation processes. Our findings confirm that ecosystem strategies are contingencies that predict variations in innovation settings. Implications and limitations are discussed.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo
Juliana Moreira dos Santos
Glessia Silva
Fernanda Salvador Alves
Esse estudo teve como objetivo interrelacionar o Sistema Local de Inovação (SLI) e os empreendedores da Rua Principal de uma pequena cidade brasileira. A pesquisa foi fundamentada na perspectiva de Sistema Local de Inovação, negócios da rua principal e inovação para o desenvolvimento local. Possui uma abordagem qualitativa de caráter exploratório descritivo e utilizou como estratégia, o estudo de caso incorporado. A pequena cidade Rondon do Pará é unidade caso e as sub-unidades são os atores centrais do SLI e os pequenos negócios da rua principal. Os resultados obtidos revelaram que os atores centrais do SLI interagem entre si, sendo que dos cinco atores, apenas três mostraram reciprocidade nas relações. Em contrapartida, os pequenos negócios da rua principal mostraram pouca relação entre si e também com o SLI. Esse último, por sua vez, também possui limitação na interação com os pequenos negócios, sobretudo da rua principal. Em suma Rondon do Pará não dispõe de um SLI estruturado, porém o contexto se mostrou propício a desenvolvê-lo. O estudo viabilizou melhor compreensão sobre as articulações nas interações estratégicas entre os atores centrais do SLI e os empreendedores da rua principal para fomentar a inovação e competitividade local.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Políticas Públicas de Inovação e de Empreendedorismo
Rodrigo Eduardo Schneider
Cleidson Nogueira Dias
dusan schreiber
PEDRO CARLOS RESENDE JUNIOR
The Federal Highway Police (PRF) works to fight crime by leveraging specialized groups that collaboratively exchange and apply knowledge in both operational and training contexts. This paper delves into the concept of absorptive capacity (AC), encompassing the recognition, assimilation, and application of new knowledge based on routines and organizational learning processes. The study focuses on understanding the influence of intra-organizational antecedents on PRF’s AC. By identifying, describing, and verifying the influence of AC antecedents and processes associated with the appropriation of knowledge in an environment as dynamic and distinct as that of the PRF, this research can be considered original and unprecedented, contributing to the advancement of studies on this topic, and proposing an instrument for AC assessment applicable to specific areas of the public sector. This study adopted a quantitative methodology, employing statistical models of multiple linear regression and structural equation modeling. The outcomes facilitated the identification and description of how absorptive capacity (AC) antecedents operate within the PRF. The analyses conclusively reveal that organizational culture, incentives, and learning play pivotal roles in shaping the AC of the scrutinized PRF groups. Furthermore, internal cooperation among specialized groups and other sectors of the PRF emerged as a statistically significant factor.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Políticas Públicas de Inovação e de Empreendedorismo
JOAO MOISES BRITO MOTA
Este estudo realiza uma análise detalhada sobre a mensuração do empoderamento feminino, fundamentado na teoria de Kabeer. Através de uma revisão sistemática, investiga-se o empoderamento feminino em três dimensões principais: recursos, agência e realizações. Esta abordagem multidimensional enriquece a compreensão do tema, revelando desafios e progressos no campo. Considerando diversos contextos culturais, econômicos e sociais, o trabalho ressalta a importância de diferentes influências no empoderamento feminino. O objetivo é enriquecer os estudos nesta área, oferecendo uma reflexão crítica sobre as metodologias usadas. Além disso, busca-se fornecer orientações para políticas públicas e iniciativas sociais, contribuindo para a igualdade de gênero e o desenvolvimento socioeconômico. O empoderamento feminino é crucial para a justiça social e o desenvolvimento sustentável e inclusivo. O estudo oferece uma perspectiva abrangente, estabelecendo um marco teórico e prático para entender e promover o empoderamento feminino globalmente.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Políticas Públicas de Inovação e de Empreendedorismo
Mariana de Caria Silva dos Passos
Fabio Luis Falchi de Magalhaes
Walfran Rocha Vieira Carvalho de Araújo
Daniela Menezes Garzaro
Welton Hebert da Silva
Matheus Cardoso Moraes
A Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), visa impulsionar o crescimento econômico ao incentivar a inovação tecnológica através de subvenção econômica em pequenas empresas no Estado de São Paulo. Este estudo analisa a distribuição geográfica e as temáticas dos projetos financiados nesse programa entre 1998 e 2023, visando compreender a dinâmica dessa inovação. A metodologia adotada inclui análise quantitativa e exploratória de dados públicos, revelando uma concentração de projetos nas áreas de Engenharia, Ciências Exatas, Ciências Agrárias e Biológicas, especialmente nos municípios de São Paulo, Campinas, São Carlos, São José dos Campos e Ribeirão Preto. Os resultados indicam uma forte tendência de apoio a projetos nessas áreas e localidades, sugerindo uma estratégia focada em setores considerados críticos para o desenvolvimento econômico. O estudo destaca a importância do programa na promoção da inovação tecnológica e no desenvolvimento empresarial, mas também sugere a necessidade de expandir o alcance geográfico e temático das subvenções para abranger uma diversidade maior de áreas e municípios. Essa abordagem mais inclusiva poderia estimular uma distribuição mais equitativa de recursos para inovação em todo o estado, contribuindo para um crescimento econômico mais abrangente e sustentável.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Políticas Públicas de Inovação e de Empreendedorismo
Vandoir Welchen
Tamara Cristina Ferreira
Wagner Silva Rosa
Carlos Henrique Ferreira
Paulo Ricardo de Souza Guimarães
Antonio Marcos Dias Goulart
O projeto "Infovia Digital" representa uma Parceria Público-Privada da empresa Sonda em parceria com o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, visando criar uma infraestrutura de rede abrangente com aproximadamente 7 mil quilômetros de fibra óptica. O projeto interconecta os 79 municípios do Estado, proporcionando uma rede dedicada para a comunicação eficiente entre pontos estratégicos, como Pontos de Atendimento do Governo, sistemas de videomonitoramento e Centros de Operações de Rede. A implementação inclui três anéis ópticos para garantir redundância e confiabilidade na transmissão de dados, incorporando tecnologias como VoIP, Circuito Fechado de TV (CFTV) e servidores para suportar serviços de voz, monitoramento de segurança e gerenciamento de dados.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Políticas Públicas de Inovação e de Empreendedorismo
Júlia Santos Silva
Ao participar ativamente das relações e decisões que ocorrem entre a sociedade e o governo, o cidadão revela estar cada vez mais ciente dos seus direitos, das suas responsabilidades e da importância de seu papel para o cumprimento dos objetivos das políticas públicas. Nesse contexto, as gestões públicas necessitam adotar práticas cada vez mais transparentes que as aproximem dessa participação social ativa. Para isso, um dos instrumentos utilizados são os chamados Dados Governamentais Abertos. O presente estudo busca verificar qual a contribuição que os Dados Governamentais Abertos conferem para as políticas públicas. Para atingir este objetivo foi elaborada uma pesquisa bibliográfica a partir de estudos sobre o tema.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Políticas Públicas de Inovação e de Empreendedorismo
Silvio Bitencourt da Silva
Glessia Silva
Esta pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, buscou compreender a adoção da abordagem de Living Lab no apoio a processos públicos de inovação aberta centrada no usuário. As unidades de análise foram os mecanismos inovadores que estimulam e orientam o teste de soluções inovadoras pelo poder público, uma das ações da Gestão da Cidade de Porto Alegre, RS por meio do PoaProspecta, o Programa de Editais do LIVING LAB POA (Decreto Teste de Soluções Inovadoras Provas de Conceito, Sandbox e Contrato Público de Solução Inovadora). O objetivo deste artigo é, portanto, explorar e analisar a adoção da abordagem de Living Lab como um processo de inovação no setor público. São descritas, analisadas e comparadas as percepções obtidas quanto as dimensões teóricas que traduzem a abordagem de Living Lab (interação entre múltiplas partes interessadas, cocriação de valor, investigação centrada no usuário, solução de problemas do mundo real e adoção de múltiplas metodologias). Os achados obtidos trazem elementos de reflexão para pesquisadores, gestores públicos e formuladores de políticas públicas ao sugerir que a abordagem de Living Lab pode apoiar processos públicos de inovação aberta centrada no usuário diante das regulações existentes e para experimentar e promover a introdução de novas regulações.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Políticas Públicas de Inovação e de Empreendedorismo
Walter Bataglia
Pedro Jhonathan Martins Sanches
The biopharmaceutical industry depends on fragmented knowledge shared out among many different players, prompting companies to engage in contractual strategic alliances. One of the factors shaping the relationship among partners in the sectoral system of innovation of biotechnology is the institutional environment, with the regulatory system being one of its key dimensions. This paper conducts an analysis of how the regulatory framework relates to alliances’ effectiveness, and consequently, of their public funding in the initial stages of development of this industry. Primary data were gathered from a private association, four government bodies and five biotechnology enterprises in the Brazilian biopharmaceutical industry. Through the categorical thematic content analysis technique, this work proposes that the R&D investment in biotechnology firms, the relationship capabilities of the agents, the broad scope of public investment programs, the operating efficiency of the regulators, regulations and the government procurement policies moderate the relationship between the public policy investment in biotechnological innovation through strategic alliances and the effectiveness of these alliances and, consequently, the return on this investment.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Soluções Frugais, Effectuation, bricolagem, etc. e Superação de Dificuldades e Crises no Empreendedorismo
Amanda Santos Matos
LUDMILLA MEYER MONTENEGRO
Gracyanne Freire de Araujo
Esta pesquisa discute como a bricolagem empreendedora pode ser usada em situações de dependência de recursos em empresas sociais, permitindo a improvisação e a adequação, para, assim, encontrar soluções inovadoras que auxiliem a organização. A bricolagem tem sido destacada como uma vantagem competitiva para empresas sociais devido à sua capacidade de improvisação e adaptação a recursos limitados para criar valor social e ambiental. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender como a bricolagem empreendedora é utilizada para minimizar a dependência de recursos em empreendimentos sociais. Para isto, apresenta-se esta revisão de literatura articulando os conceitos e características de bricolagem, empreendedorismo social, teoria da dependência de recursos e como os impactos do seu uso beneficiam a organização. Diante da análise, aponta-se desafios que o fenômeno impõe às pesquisas, sobretudo, com relação à escassez de publicações e o desconhecimento do impacto de como a bricolagem empreendedora pode auxiliar a questão da dependência de recursos no empreendedorismo social.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Soluções Frugais, Effectuation, bricolagem, etc. e Superação de Dificuldades e Crises no Empreendedorismo
Frederico Eugênio Fernandes Filho
Luísa Margarida Cagica Carvalho
Maria Teresa Gomes Valente da Costa
Simone Vasconcelos Ribeiro Galina
Esta pesquisa investiga o comportamento empreendedor no contexto da metodologia Effectuation e suas implicações no desenvolvimento de Capacidades Dinâmicas para conferir vantagem competitiva à organização. O Effectuation, caracterizado por uma lógica de ação pragmática em que empreendedores utilizam meios disponíveis para deduzir fins potenciais, enfatizando a experimentação e a colaboração. Capacidades Dinâmicas, por outro lado, referem-se à capacidade de uma organização antecipar, influenciar e se adaptar a mudanças no cenário competitivo. Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida para explorar a interseção entre Effectuation e Capacidades Dinâmicas, considerando estudos qualitativos e quantitativos, estruturas teóricas, estudos de caso e artigos conceituais. A investigação empírica revela uma correlação perceptível entre o comportamento empreendedor orientado pelo Effectuation e o cultivo de Capacidades Dinâmicas, especialmente pronunciado nas fases iniciais da evolução de uma empresa. O estudo destaca como a adoção estratégica dos princípios do Effectuation contribui significativamente para o estabelecimento e reforço da vantagem competitiva da organização. Os resultados sugerem que os comportamentos empreendedores, fundamentados no Effectuation, não apenas aumentam a sobrevivência do negócio, mas também levam ao desenvolvimento de Capacidades Dinâmicas, oferecendo vantagens competitivas.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Soluções Frugais, Effectuation, bricolagem, etc. e Superação de Dificuldades e Crises no Empreendedorismo
Claudio Azevedo Peixoto Junior
Samuel Rodrigues Lima
Naiderson Ferreira de Lucena
Leonardo Mendes Lacerda de Menezes
Bruno de Souza Lessa
José Milton de Sousa-Filho
A gamificação, como método lúdico, busca maior envolvimento dos participantes e tem ganhado espaço e aplicação em ambientes corporativos e de educação. No estudo presente, foi testado um MVP usando gamificação como adaptação a metodologia do projeto ALI. A aplicação foi realizada durante o Ciclo 2 da edição 2021-2022 do programa no Estado do Ceará. A proposta consistiu no uso de elementos de gamificação dentro da jornada da inovação do ALI, sendo uma medida prototipada diante a emergência da execução do projeto, foi realizada de acordo com a bricolagem empreendedora em um cenário de inovação frugal. Os resultados evidenciados atestam sua eficácia para envolver os participantes na jornada. A abordagem metodológica caracteriza a pesquisa como mista, de natureza experimental-analítica e tendo por método o estudo de caso. Para a obtenção dos dados foram realizadas análises comparativas entre os resultados dos ciclos 1 e 2. Os resultados indicaram aumento no engajamento. No ciclo 2 a participação conseguiu contar com 100% dos inscritos, aumentar em 19% na quantidade de ações assumidas, e a elevação no número de participantes no último encontro coletivo para 27%.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Criatividade, Conhecimento, Empreendedorismo e Inovação em Redes
Mauricio Luiz Gonçalves Martiniano
Celimara Valente Gamba de Lima
Celso Machado Junior
Felipe Venancio Silva
Nos negócios modernos, as interações sociais desempenham um papel fundamental, moldando o ambiente empresarial. O conceito de “Capital Social” emerge como um fator-chave na compreensão das dinâmicas das redes empresariais, onde a qualidade das relações sociais impacta diretamente seu desempenho e capacidade de adaptação. Este estudo busca investigar como o Capital Social influencia as redes empresariais, sugerindo que aquelas com relações sólidas são mais capazes de se adaptar às mudanças do mercado trocando informações e recursos de forma ágil. Assim, entender e potencializar o Capital Social surge como uma estratégia indispensável para garantir o êxito duradouro das redes empresariais em meio à dinâmica da economia contemporânea.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Criatividade, Conhecimento, Empreendedorismo e Inovação em Redes
André Augusto da Rocha Mello
Julio Cezar Rodrigues Eloi
Stefany Santos Silva
RENATO TELLES
This research explores the potential of ChatGPT in academic and professional settings, focusing on its effectiveness for scientific article writing and broader professional applicability. Utilizing a case study approach at a Brazilian university in São Paulo, data was gathered through surveys, interviews, and observations with professionals and students during February and March 2023. The study acknowledges the promise of ChatGPT in societal advancement but also identifies significant obstacles to its integration in scientific research and professional environments. Challenges include adapting ChatGPT into existing workflows and its suitability for tasks beyond academic writing. The findings offer insights into the limitations and opportunities of leveraging AI technology like ChatGPT in academia and business, contributing to the discussion on AI in knowledge production and communication. This research has practical implications for integrating AI tools in research and professional tasks, emphasizing the importance of ethical and responsible technology use. It suggests further investigation into the challenges of ChatGPT use, alternative solutions, and the impact of AI on professional roles, acknowledging limitations in research methodology, sample size, and potential biases for future studies to address.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Criatividade, Conhecimento, Empreendedorismo e Inovação em Redes
Nayara Gonçalves Lauriano
Rodrigo Gava
Em meio às discussões sobre a importância das instituições geradoras de conhecimento científico no processo de inovação tecnológica, o empreendedorismo acadêmico emerge como um campo de pesquisa que tem despertado crescente interesse entre pesquisadores. Ainda neste sentido, observa-se um corpo de estudos que se concentrou em chamar a atenção para o envolvimento de docentes com as iniciativas empreendedoras. Especificamente, reconhece-se que ao adotarem o papel de empreendedores acadêmicos, esses docentes devem cumprir requisitos significativamente distintos dos exigidos como acadêmicos tradicionais. Nesta direção, identifica-se que estudos sobre o empreendedorismo acadêmico abordaram nos últimos anos o conflito de papel como constructo de suas problemáticas. À vista disso, o presente artigo objetivou elucidar a abordagem acerca do conflito de papel como foco de análise pelos estudos sobre o empreendedorismo acadêmico. Trata-se de um ensaio teórico, que busca contribuir para o entendimento do conflito de papéis como um quadro teórico relevante para o campo de pesquisa sobre empreendedorismo acadêmico. Desse modo, explorou-se a teoria dos papéis e o conflito de papéis nos estudos sobre empreendedorismo acadêmico, identificando desvios de preceitos teóricos e apontando contribuições e perspectivas futuras de pesquisa.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Temas Emergentes em Empreendedorismo
Laurival Siqueira Calçada Junior
Leonardo Vils
Cristina Dai Prá Martens
Objective:This study aims to understand the stage of research, seeking the state of the art on how the sense of belonging relates to entrepreneurship. Methods: Starting from a systematic review of the literature, develop a replicable protocol to identify publications, authors, and concepts, in addition to categorizing the research themes found into groupings. Search carried out in January 2024 in the ISI Web of Knowledge and Scopus databases, selected between 2019 and 2023, resulting in 132 useful articles. Results: Although research on entrepreneurship began in 1920, studies in association with the sense of belonging date back to 2009. We identified seven investigative groupings: immigration, gender, psychology, innovation, social relationships, students, and social entrepreneurship. We highlight the academic interest in research on immigrants, as it covers the largest number of articles in the sample, and concentrates the largest number of publications in a single journal. Conclusions: the interest in studying the relationship between the sense of belonging in immigrant entrepreneurs and the choices and challenges of female entrepreneurs is clearly perceived, highlighting the idea of a sense of not belonging is positive for female entrepreneurs.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Temas Emergentes em Empreendedorismo
JESSYCA LAGES DE CARVALHO CASTRO
Macário Neri Ferreira Neto
José Milton de Sousa-Filho
Bruno de Souza Lessa
The main objective of this cross-sectional study was to identify the differences between entrepreneurial passion as antecedents of the theory of planned behavior, represented by variables such as entrepreneurial attitude, perceived behavioral control, and entrepreneurial intention. This research involved 486 university students enrolled in management courses and was divided into two stages: in the first, half of the participants were divided into two groups, group 1 was divided into participants who only answered the questionnaire and participants who were asked to watch a short video representing two situations, for the first group, a video was shown about the success of an entrepreneur in carrying out his business. The video was made available together with the questionnaire. One-factor ANOVA was used to compare the groups. The results indicated that the video influenced the students' responses. Hypotheses were also suggested and verified using structural equation modeling. The findings showed that the relationships between entrepreneurial passion and entrepreneurial attitude were significant; as well as the ones between entrepreneurial passion and entrepreneurial intention and the ones between entrepreneurial passion and perceived behavioral control were also significant.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Temas Emergentes em Empreendedorismo
Anderson dos Santos
RÚBIA OLIVEIRA CORRÊA
O presente estudo se propõe a investigar como as mulheres identificam e exploram oportunidades de negócios em setores predominantemente masculinos no Brasil. O recorte setorial mostra a relevância desta pesquisa ao ousar preencher uma lacuna crucial nos estudos de empreendedorismo feminino no país. Uma análise aprofundada das experiências e características de mulheres que empreendem em setores dominados por homens deverá revelar as principais estratégias utilizadas pelas mesmas para identificar oportunidades empreendedoras nesses setores, bem como os desafios enfrentados por elas ao explorarem esses negócios. Esta proposta de pesquisa se limitará aos setores da construção civil, transporte, startups de TIC, agronegócio, serviços financeiros e ciência; visto que as mulheres ainda empreendem de forma tímida , apesar dos avanços sociais e das crescentes iniciativas para promover a igualdade de gênero nessas áreas. Além do mais, este trabalho poderá auxiliar na promoção de insights que possam servir como instrumentos para formulação de políticas públicas e fomento ao empreendedorismo feminino no país.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Temas Emergentes em Empreendedorismo
Antonio Benedito de Oliveira Junior
Pedro Jaime
Edson Sadao Iizuka
Research from many scientific fields has studied black entrepreneurship. Although entrepreneurship research has become a significant research area in management, scholars have ignored the factors related to black entrepreneurship. Thus, what can management scholars learn about black entrepreneurship from other fields? What are the main factors associated with the black entrepreneurship conceptual model? We draw on a multi-method mixing bibliometric analysis of 40 articles through the social networks of the leading authors in this field through co-citation and citation analysis with the inductive approach using multiple article studies to establish a theoretical framework and to find the ten factors related to black entrepreneurship. Then, we connect those ten factors to propose the black entrepreneurship conceptual model to achieve our aim. We explain the black entrepreneurship conceptual model, showing the antecedents of black entrepreneurial capacity (black identity, business inexperience, financial lack, racism, social inequality, racial discrimination and labour market disadvantage) and its results (opportunity recognition, black niche, and product differentiation) to firm performance. We conclude by discussing the results and proposing theoretical contributions, practical implications, and suggestions for future studies.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Temas Emergentes em Empreendedorismo
Leonardo Mendes Lacerda de Menezes
Bruno de Souza Lessa
José Milton de Sousa-Filho
Naiderson Ferreira de Lucena
Claudio Azevedo Peixoto Junior
Em uma era em que a Inteligência Artificial (IA) é temida por seu potencial de substituir empregos, ela também pode ser vista como uma oportunidade para o empreendedorismo. Este estudo tem como objetivo investigar a aplicação da IA no empreendedorismo e fornecer insights para os desafios dos empreendedores em agregar valor aos novos negócios. O reconhecimento de oportunidades é frequentemente o primeiro passo no processo empreendedor, servindo como a base sobre a qual ideias de negócios inovadoras são concebidas. Mas é um passo difícil. Esta pesquisa explora a integração da IA no empreendedorismo, especificamente usando a IA Generativa para aprimorar o processo de reconhecimento de oportunidades empreendedoras. A metodologia de pesquisa envolve interações com o ChatGPT para desenvolver um Canvas da Proposta de Valor (VPC), demonstrando a eficácia da IA na geração de insights e oportunidades de negócios. Descobrimos que não apenas é possível criar um VPC, mas também pode gerar ideias valiosas que auxiliam os empreendedores a reconhecer e aproveitar oportunidades. Como contribuições, este estudo estende o papel teórico da IA no reconhecimento de oportunidades, fornece frameworks práticos de IA para tomada de decisões empreendedoras e aconselha revisões de políticas na educação de startups e sistemas de apoio.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Temas Emergentes em Empreendedorismo
Gabriela Martins dos Santos
Cristina Dai Prá Martens
Mauro Luiz Martens
O interesse crescente no empreendedorismo voltado para desafios sociais destaca uma mudança de paradigma, onde organizações buscam não apenas lucro, mas também impacto social. O surgimento do empreendedorismo de impacto reflete essa evolução, com foco em soluções sustentáveis para problemas globais, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A implementação de projetos de impacto socioambiental dentro das organizações permite que estas direcionem recursos e esforços para causas socioambientais relevantes, criando valor para empresa e sociedade. No entanto, há uma lacuna na compreensão da interseção entre empreendedorismo, impacto socioambiental e projetos, e assim, este artigo teve como objetivo apresentar como a produção científica tem conectado os temas de empreendedorismo, impacto socioambiental e projetos. Utilizou-se a revisão sistemática da literatura como metodologia de pesquisa. Os resultados destacam o financiamento colaborativo, através de plataformas de crowdfunding, como uma fonte promissora de recursos para projetos com potencial de impacto socioambiental. Os investimentos de impacto social, como os títulos de impacto social, foram identificados como ferramentas inovadoras para viabilizar investimentos público-privados em projetos com capacidade de gerar benefícios significativos para sociedade e meio ambiente. A inovação emerge como uma tendência, impulsionando o desenvolvimento de soluções criativas para desafios sociais e ambientais.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Temas Emergentes em Empreendedorismo
Humberto Reis dos Santos-Souza
Noelia Rodrigues Pereira Rego
Pedro Jaime
O objetivo deste ensaio é apresentar e discutir algumas das raízes do empreendedorismo no Brasil, a partir da experiência da humanidade negra inserida em uma lógica econômica escravocrata e extremamente violenta. Munidos de uma lente decolonial, partimos das origens do processo de desumanização cosmológica e intelectual e traçamos alguns elementos que circunscreveram a captura, transporte e trabalhos forçados, em um processo denominado holocausto negro. Traçamos um paralelo com as origens do empreendedorismo a partir do pensamento weberiano sobre a ética do trabalho do puritano norte-americano. Isso porque, no Brasil da mesma época, havia uma ética de sobrevivência e autopreservação em que a capacidade do trabalho estava associada à vida ou ao assassinato do escravizado. Nesse período, algumas escravizadas passam a comercializar mercadorias, auferindo altos lucros aos escravagistas e poupando o excedente. Para algumas das escravizadas essas atividades permitiam a compra de sua liberdade e a de sua família. Atualmente, de maneira instrumental, nominaríamos esse fenômeno de “comportamento empreendedor”.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação social e ecossistemas de Inovação social
Vânia Cristina Ferreira
LINDA JESSICA DE MONTREUIL CARMONA
O sucesso global das organizações líderes é resultado da convergência de elementos essenciais, como responsividade ágil, gestão de recursos eficiente e a capacidade de gerir modelos flexíveis de inovação. Ainda mais, na quinta revolução industrial ou Indústria 5.0, que se destaca-se pela interação homem-robô, colocando as necessidades humanas no centro do processo produtivo e enfatizando resiliência e sustentabilidade. Nesse contexto, este estudo teve por objetivo avaliar a relação entre a prontidão tecnológica e a inovação social. Trata-se de um estudo quantitativo do tipo e-survey aplicado numa rede supermercadista, com uma amostra de 232 respondentes, líderes e principais tomadores de decisão da organização. Os resultados apontam ao suporte da hipótese da pesquisa, confirmando a relação positiva e significativa entre prontidão tecnológica e inovação social. O estudo preenche lacunas na literatura, especialmente na implementação da inovação social e sua relação com a prontidão tecnológica. Alinhado aos ODS, o estudo visa contribuir para a economia, empregabilidade e enfrentamento de questões ambientais, promovendo prosperidade e desenvolvimento sustentável. Destaca-se a relevância social do setor supermercadista, fornecendo insights para o aproveitamento eficaz dos recursos tecnológicos, preparo organizacional e capacitação profissional. Palavras-chave: Inovação Social. Prontidão Tecnológica. Indústria 5.0. Setor Supermercadista.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação social e ecossistemas de Inovação social
Marcella Cesa Bertoluci
Gustavo severo de borba
No Brasil, são aproximadamente 33 mil adultos interessados em adotar e 2 mil crianças e adolescentes aptos à adoção. Apesar deste cenário, adoções não são efetivadas e uma das razões é a devolução de filhos adotivos para os acolhimentos, dificultando ainda mais uma segunda adoção. Partindo do pressuposto que o fortalecimento dos vínculos familiares ajuda a evitar esse problema e de que jogos são uma forma de proporcionar isso, o presente trabalho propõe, a partir da metodologia de inovação orientada pelo design, um jogo para estimular a criação de vínculos e ajudar a diminuir a devolução de adotados. Foram feitas entrevistas de caráter exploratório e workshops com agentes do cenário da adoção e designers para a confecção do jogo. Assim foi descoberto 5 fatores contribuintes para o sucesso de uma adoção e a criação do jogo. Além disso, foi feita uma linha do tempo representando a jornada da adoção. Com isso, conclui-se que é possível efetivar adoções através de um jogo que implemente os fatores de sucesso de uma adoção de forma lúdica na rotina dessas famílias.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Educação para o Empreendedorismo
Denilson Carvalho de Faria
Daniela Menezes Garzaro
Maria Luiza Roberta Lucas Dourado
Luiz Gustavo Ferreira da Silva Trufilho
Fabio Luis Falchi de Magalhaes
Matheus Cardoso Moraes
Este estudo explora a relação entre educação financeira e sucesso empresarial, enfatizando a importância de conhecimentos financeiros robustos e estratégias adaptáveis para a gestão e captação de recursos no mercado dinâmico atual. Através de uma revisão sistemática da literatura nas bases Web Of Science, Scopus e Science Direct, selecionamos 40 artigos relevantes, publicados entre 2018 e 2023, para analisar como a educação financeira impacta a tomada de decisão estratégica e a sustentabilidade das empresas. Os resultados evidenciam que a falta de competências financeiras é um fator crítico para o insucesso empresarial, enquanto uma sólida base de conhecimentos financeiros potencializa a capacidade de aproveitar oportunidades de mercado e tomar decisões informadas. Além disso, o estudo destaca a crescente relevância da inteligência artificial (IA) na otimização de processos financeiros e empresariais, sugerindo que a integração da IA na educação financeira pode oferecer vantagens competitivas significativas. Concluímos que a educação financeira é um pilar fundamental para o sucesso e a sustentabilidade das empresas, recomendando a integração de programas de capacitação financeira que abordem tanto aspectos teóricos quanto aplicados.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Educação para o Empreendedorismo
Gabriel Mioranza de Medeiros
ERIKA SILVA DE OLIVEIRA
Silvia Ferraz Nogueira De Tommaso
João Paulo Nascimento da Silva
Fábio José dos Santos
Este caso de ensino foi desenvolvido para as disciplinas de empreendedorismo e inovação, mais especificamente para uma aula sobre deeptechs. Os empreendimentos deeptechs são aqueles cuja solução inovadora está fundamentada na ciência e na tecnologia. Esses empreendimentos atuam dentro de ecossistemas, definido como um ambiente que congrega um conjunto de atores (empresas, governos, startups, ONGs, fornecedores, clientes, universidades) interdependentes e complementares direcionados para gerar uma proposta de valor. Os empreendimentos deeptechs se apresentam como um possível agente impulsionador de soluções para os grandes desafios da sociedade combinando ciência, tecnologia, negócio e escalonamento de soluções. Esse caso de ensino aborda o desenvolvimento da vacina para o enfrentamento da COVID-19 em meio a uma pandemia mundial onde milhões de pessoas ao redor do mundo estavam ameaçadas e cientistas foram chamados a agir rapidamente para desenvolver uma solução pautada na ciência e na tecnologia que fosse viável e escalável no menor prazo possível para evitar uma tragédia mundial.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Educação para o Empreendedorismo
Rebeca Sá do Nascimento Carrazzoni
O estudo buscou analisar teoricamente a educação para o empreendedorismo direcionada aos empreendedores, bem como, empiricamente, a partir da observação das práticas de mercado empreendidas pelos profissionais que atuam em meios virtuais. Foi realizada uma vasta revisão da literatura clássica e atualizada relacionando suas congruências e avanços. Do mesmo modo, empiricamente, a pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa utilizou-se da observação participante para gerar compreender as incursões em contextos de educação para empreendedorismo, analisando suas consequências com base na teoria exposta. Este estudo destaca o cenário da educação para o empreendedorismo destinada aos empreendedores que possuem negócios ativos e já atuam no mercado, diferentemente das iniciativas educacionais voltadas para educação formal. O foco nesse tipo de educação é no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para gerenciar o seu negócio, sendo uma área ainda pouco explorada.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Educação para o Empreendedorismo
Nayara Cristina Mendonça Zanata
Luciana Carvalho
Thiago Gonçalves Paluma Rocha
Manuela de Oliveira Botrel
Este artigo tem como objetivo elencar os resultados obtidos pelo projeto Laboratório de Inovação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O Laboratório de Inovação é um projeto promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP/UFU) por meio do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras da Universidade Federal de Uberlândia (CIAEM/UFU), em parceria com a Diretoria de Pesquisa da UFU (DIRPE/UFU), com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Ele tem por objetivo fomentar a educação empreendedora e incentivar a inovação entre alunos do ensino fundamental e ensino médio, por meio da pesquisa e práticas vivenciais. Para tal fim, a metodologia adotada foi, de natureza qualitativa, por meio de uma pesquisa documental e pesquisa ação nos dados referentes a cinco turmas do projeto nos anos de 2022 até 2024. Os resultados demonstraram que as ações em prol do ensino de empreendedorismo foram efetivas, indicando uma baixa taxa de evasão e uma ampla capacidade de transformar a atitude dos alunos em relação aos seus estudos, a si mesmo refletindo diretamente na sociedade.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Educação para o Empreendedorismo
Carine da Silva Santos
NIVIA MARIA SANTA ROSA SANTANA
Gracyanne Freire de Araujo
A produção acadêmica sobre educação empreendedora aponta para um processo de ensino formatado e tradicional. Os estudiosos da educação empreendedora deve lançar novos desafios para um aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem para entender o cenário de pedagogias de ensino do empreendedorismo e conhecer como anda a formação de empreendedores nas universidades. Então, este estudo é motivado pelas pesquisas sobre educação empreendedora no ensino superior que ainda se apresentam carentes de estudos que debatam sobre novas pedagogias de ensino. O objetivo deste artigo é analisar as experiências de inovações pedagógicas de educação empreendedora desenvolvidas por professores dos cursos de Administração. A metodologia se apoio em uma abordagem qualitativa que se beneficiou de uma pesquisa empírica com professores de universidades sergipanas. Os resultados apontam que as inovações pedagógicas existem, que estão avançando ainda de forma lenta nos cursos de Administração das instituições sergipanas e o esforço dos professores em desenvolvê-las, mesmo que as universidades não ofereçam o suporte necessário. Como contribuição, uma concepção integrada sobre as inovações pedagógicas na educação empreendedora é discutida.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Competências, Comportamento e Cultura para Inovação
Lucas Guimarães Alves Santos Baesso
Aline dos Santos Barbosa
Marcello Romani-Dias
Este artigo apresenta os resultados de um estudo que buscou analisar a influência de competências empreendedoras para o uso estratégico de mídias sociais por pequenos negócios. Para tanto, foi adotada uma abordagem predominantemente qualitativa e dedutiva, tendo como fontes de evidência entrevistas em profundidade com dezoito empreendedores e análise de documentos públicos. Como principais resultados do estudo, tem-se se que (i) visão estratégica das mídias sociais, (ii) comunicação personificada e (iii) intuição midiática estão entre as principais competências empreendedoras capazes de tornar o uso das mídias sociais mais estratégico para os negócios. Este estudo contribui, principalmente, para teorias e práticas sobre competências empreendedoras, ao trazer relevantes evidências quanto ao papel do empreendedor em promover a inovação por meio da elaboração de estratégias não convencionais para seus negócios. Diante de uma série de competências empreendedoras possíveis de serem alcançadas por gestores, seja em meios digitais ou fora deles, é fundamental conhecermos aquelas que têm maior potencial estratégico para os negócios. Trata-se, portanto, de um fator gerador de maior eficiência organizacional e, consequentemente, de competitividade.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Competências, Comportamento e Cultura para Inovação
Charles Kirschbaum
Gustavo Moreira Tavares
This study explores the relationship between entrepreneurial competencies and entrepreneurial intention (EI) using a configurational approach, focusing on alternative paths. The research introduces a new instrument that expands traditional measures. Entrepreneurial intention, as the desire to start a business, is crucial in the entrepreneurial process, strengthened through self-reliance. Entrepreneurial competencies, essential for sustainable success, are linked to EI. The study identifies core entrepreneurial competencies and develops a measurement instrument based on psychometric standards. Using fsQCA, the study explores relationships between core entrepreneurial competencies and EI based on 501 undergraduate students' responses. The paper presents emergent paths and a taxonomy of solutions. It concludes with reflections on research limitations, suggestions for future research, as well as practical implications for fostering EI among university students.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação e Empreendedorismo em Agronegócios
Victória Gabrielle de Melo Franco
Thais Julia de Jesus
Maria Eduarda Fonseca Pereira Penha
Carla Gabriella Cirino da Silva
Paulo Henrique Bertucci Ramos
Este estudo propõe uma análise bibliométrica sobre a agricultura digital, limitada aos artigos produzidos no contexto brasileiro. Através dessa abordagem, buscou-se examinar a produção científica relacionada à agricultura digital, destacando sua evolução tecnológica e oferecendo uma perspectiva abrangente das interações sociais entre os autores, países e instituições envolvidas. Os resultados revelam um crescimento significativo na produção científica sobre essa temática a partir de 2019, com a Universidade de São Paulo (USP) liderando a produção. Notavelmente, a agricultura familiar não emerge como tema expressivo nessa área, sugerindo um foco predominante nas práticas de inovação agrícola para a produção derivada da agricultura em larga escala. Embora os resultados apresentem a evolução desse tipo de literatura, o estudo apresenta uma limitação em relação ao espaço amostral, uma vez que foram considerados apenas trabalhos no contexto brasileiro (língua portuguesa). Como sugestão de trabalhos futuros, para sanar essa limitação, propõe-se utilizar um maior número de bases de dados e estender a busca para publicações de outros contextos e em outras línguas.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação e Empreendedorismo em Agronegócios
Laís Marques da Silva
Luísa Margarida Cagica Carvalho
Maria Teresa Gomes Valente da Costa
Janaina de Moura Engracia Giraldi
Simone Vasconcelos Ribeiro Galina
As Indicações Geográficas (IGs) podem ser entendidas como certificações atribuídas a determinados produtos que apresentam características peculiares em virtude de seu local de origem. Elas contribuem para a agregação de valor dos produtos, comunicando o diferencial qualitativo e a ideia de exclusividade, possibilitando que eles sejam comercializados em determinados nichos de mercado por valores superiores ao que usualmente seriam comercializados sem a utilização da IG. Posto isto, percebe-se que elas podem estimular o empreendedorismo local, já que proporcionam novas oportunidades aos produtores. É crucial compreender o perfil empreendedor desses produtores para que as associações realizem ações que estimulem a busca pela IG e identifiquem características a serem desenvolvidas, pois, afetam diretamente os resultados dos negócios. A pesquisa realizada se caracteriza como qualitativa exploratória, com coleta de dados com os produtores de queijo da IG Canastra. Os resultados indicam que os produtores apresentam 9 características empreendedoras: busca pela excelência e qualidade; inovação e criatividade; experiências anteriores, conhecimento em áreas de negócio e de mercado; assumi riscos calculados; estabelecer rede de contatos; paixão e motivação; autoconfiança; foco no cliente; utilização dos recursos de modo criativo. Palavras-chave: Indicação Geográfica. Empreendedorismo. Perfil empreendedor.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Inovação e Empreendedorismo em Agronegócios
Raphael Magalhães Gomes Moreira
Larissa Haddad Souza Vieira
Paola Alfonsa Vieira Lo Monaco
Gustavo Haddad Souza Vieira
Este estudo objetivou descrever as metodologias adotadas e apresentar tecnologias aplicadas à área agrícola propostas na disciplina “Introdução ao Projeto de Máquinas e Processos na Agricultura” a partir da project based learning (PBL), evidenciando o potencial de geração de ideias e soluções no meio acadêmico no ensino superior. Caracteriza-se como pesquisa descritiva com abordagem qualitativa baseada na pesquisa-ação. O texto descreve as metodologias e etapas adotadas para a identificação de problemas e a proposição de soluções tecnológicas, tendo como referência metodológica principal a metodologia de projetos na engenharia descrita por Pahl et al (2005). São apresentadas algumas das propostas de tecnologias derivadas dos estudos da disciplina, constando implementos, máquinas e equipamentos agrícolas, com potencial de registro de propriedade industrial, a serem prototipados (virtual e fisicamente) e validados para a posterior transferência de tecnologia e inovação. A adoção da PBL possibilitou a geração de soluções aplicadas ao meio agrícola, contando com maior motivação dos estudantes, integração teoria e prática, protagonismo discente e desenvolvimento de habilidades para solução de questões e demandas reais e complexos, com natureza multidisciplinar, além de oportunizar o trabalho em equipe, maior independência e melhora nos resultados de aprendizagem cognitiva.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Avanços e desafios metodológicos em Pesquisa e Ensino em Inovação e Empreendedorismo
Rodrigo Eduardo Schneider
Cleidson Nogueira Dias
dusan schreiber
PEDRO CARLOS RESENDE JUNIOR
O objetivo deste estudo foi analisar sistematicamente os estudos sobre capacidade absortiva (CA) nos últimos anos, a fim de identificar as tendências contemporâneas de pesquisa e possíveis lacunas existentes, considerando a abrangência e a multifacetada característica dessa área de conhecimento. A principal contribuição deste artigo pauta-se na compreensão contemporânea sobre a aplicabilidade e complexidade conexas à CA, ao identificar a permanente evolução e as reificações envolvidas nesse contexto, culminando ainda, com revelações emergentes sobre essa temática. A partir de uma revisão sistemática de literatura, seguindo os procedimentos sugeridos por Tranfield et al. (2003), foram selecionados 220 trabalhos científicos com o termo “absortive capacity” no título dos artigos, que serviram de base para extração e para a análise das principais pesquisas publicadas no período de 2015 e 2022. O artigo identificou relevantes estudos, temas, setores, ambientes e metodologias mais utilizados pelas pesquisas recentes, além dos países e das revistas que se destacaram nos estudos sobre CA nos últimos oito anos. Ademais, os resultados revelaram lacunas, oportunidades metodológicas e setoriais, além de emergentes regiões geográficas que têm se destacado em estudos sobre CA, contribuindo para o entendimento acerca das tendências e dos rumos das pesquisas mais atuais sobre esse tema.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Avanços e desafios metodológicos em Pesquisa e Ensino em Inovação e Empreendedorismo
Antonio Benedito de Oliveira Junior
Psychological factors and personal attitudes (such as self-esteem) underlie many entrepreneurial decisions. Although allocating resources for starting a business between two different entrepreneurial environments contexts (safe vs. risky) is a critical risk decision, relevant research is limited, especially regarding self-esteem moderating effect between environmental contexts (safe vs risky) and individual risk attitude. Focusing on risk across entrepreneurial environment groups, we consider the individual risk behavioral consequences of between-group environment contexts. Building on the individual risk and self-esteem literature, we propose that individuals (entrepreneurs and non-entrepreneurs) have a higher individual risk attitude in a safe context in an entrepreneurial environment than in a risky context. We also propose that the moderating effect of self-esteem (low vs. high) between the entrepreneurial environment manipulation contexts (safe vs. risky) and individual risk attitude eliminates that effect for individuals with high self-esteem. However, low self-esteem individuals still have a higher individual risk attitude in a safe context. We present supportive evidence of the hypotheses through a randomized experiment between two contexts: safe vs. risky with 113 individuals, theoretical contributions, and practical implications.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Temas Emergentes em Gestão da Inovação
RENAN RUBIM DE CASTRO SOUZA
Cristiane Drebes Pedron
Este estudo visa identificar quais são os benefícios esperados em função da adoção das tecnologias da robótica, utilizando uma revisão sistemática da literatura para analisar artigos relevantes. A Revisão sistemática da literatura incluiu a seleção de estudos baseados em critérios específicos, resultando na análise de trinta e cinco artigos que destacam cento e vinte e oito benefícios da robótica, agrupados em cinco categorias principais: (1) Eficiência e Produtividade Operacional, (2) Qualidade, (3) Competitividade e Mercado, (4) Sustentabilidade e Responsabilidade Social, e (5) Redução e Otimização de Custos. Os resultados indicam benefícios como aumento significativo na eficiência de produção, melhoria na qualidade dos produtos, maior competitividade, melhorias ergonômicas e segurança para os trabalhadores, além da redução de custos operacionais. As implicações práticas da adoção de tecnologias robóticas na manufatura destacam a importância da adoção de robôs para melhorar a produção e a competitividade das empresas, enquanto as implicações sociais ressaltam os benefícios para a saúde e segurança dos trabalhadores, bem como a sustentabilidade ambiental.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Temas Emergentes em Gestão da Inovação
Dionisio Gava Junior
Fernanda Cahen
Claudia Aparecida de Mattos
Este estudo avalia como as competências digitais de uma empresa possibilitam seu processo de internacionalização, focando em empresas digitais de software. Baseado em um conjunto de competências tecnológicas para negócios digitais, investigamos sete empresas digitais de software internacionalizadas. Para o desenvolvimento do trabalho empírico, contamos com insights teóricos de "Ativos Específicos da Empresa" (FSA), que nos permitem distinguir entre FSA de tecnologia central e periférica, bem como FSA de Capital Humano genérico e avançado e, assim, ter uma compreensão mais profunda da complexidade de competências específicas e como essas empresas de software digital buscam complementar esses ativos em seus esforços de internacionalização. Usando estudos de caso indutivos múltiplos, desenvolvemos um novo constructo chamado "Competência Tecnológica Digital Internacional" (CTDI). O CTDI consiste em recursos essenciais que compreendem cinco competências digitais para essas empresas: Competências em infraestrutura digital, arquitetura digital, interoperabilidade digital, automação digital e segurança da informação e privacidade de dados. A posse do CTDI permite que empresas de software digital expandam internacionalmente online. Também concebemos que a estratégia de expansão internacional online das empresas de software digital é moderada pela adaptação de sua tecnologia, seja por elas mesmas ou por meio de parceiros estratégicos, direcionada ao mercado que visam entrar.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Temas Emergentes em Gestão da Inovação
Renata Elaje Azevedo da Mota Carmona Chaves
Simone Vasconcelos Ribeiro Galina
Com a busca pelo desenvolvimento sustentável, houve um aumento em parcerias formadas entre diferentes organizações (empresas, institutos, universidades e comunidades de povos tradicionais). A criação de vínculos com comunidades tradicionais está relacionada ao auxílio no desenvolvimento sustentável, no empoderamento e na capacitação em diferentes formas de apoio, já que é inegável o valor dessas comunidades para preservação do patrimônio material e imaterial a partir da utilização de conhecimento indígena em práticas de produção sustentável do ponto de vista ambiental e social. Tal estratégia vem como uma forte ferramenta para ajudar no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pela ONU, como exemplo a meta 11.4 de “Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo”. Parcerias para inovação entre organizações levam ao desenvolvimento de capacidades; e a relação de organizações e comunidades tradicionais são capazes de construir parcerias ao longo do tempo. A partir dessas duas premissas, surge a pergunta: As parcerias para inovação entre organizações e comunidades geram capacidades? Assim, o objetivo deste artigo é realizar revisão sistemática com o intuito de compreender na literatura se há o desenvolvimento de capacidades a partir das parcerias para inovação entre organizações e comunidades tradicionais.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Temas Emergentes em Gestão da Inovação
Joel Carlos Vieira Reinhardt
Mariana de Freitas Dewes
Odair Lelis Gonçalez
This article presents an approach for managing organizational needs identified through prospective scenario analysis. Case studies were conducted in institutes of the Department of Aerospace Science and Technology. Qualitative research methods were adopted to analyze the information gathered in a field study on the perception of managers' focus groups regarding the effectiveness of this approach in prioritizing actions, managing capabilities, and determining evidence-based organizational objectives. The proposed approach for needs-centered management can be considered a new management paradigm that contrasts with the historical practices of organizations’ management in the aerospace sector.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ferramentas e Métodos para Gestão da Inovação
Debora Souza Muniz da Costa
Fabio Luis Falchi de Magalhaes
Camila Pinho Rodrigues
Fernanda Roberta Tiburcio Silva
Welton Hebert da Silva
Marco Aurélio da Conceição Ribeiro
A inovação tecnológica é fundamental para o crescimento econômico e a competitividade organizacional. Este estudo consiste em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que examina 59 estudos selecionados com o objetivo de identificar, analisar e sintetizar abordagens teóricas, técnicas e modelos conceituais aplicáveis à ideação em projetos de inovação tecnológica. Empregando metodologias rigorosas de pesquisa e seleção de estudos, esta revisão destaca diversas estratégias e ferramentas que facilitam a geração de ideias inovadoras. A análise revelou a importância de um processo de ideação estruturado e contínuo, que promova a diversidade de perspectivas e estimule a criatividade. Foi enfatizado o papel crítico da colaboração multidisciplinar, da participação ativa dos usuários e da integração de tecnologias emergentes. Um resultado específico destacado é a eficácia do modelo de Design Thinking, que se mostrou particularmente promissor para fomentar a inovação ao integrar usuários e tecnologia no processo criativo. Os resultados sugerem que a adoção de abordagens multidisciplinares e a utilização estratégica de ferramentas digitais são essenciais para o sucesso da ideação e desenvolvimento de soluções inovadoras em projetos de inovação tecnológica. Esta revisão amplia a compreensão sobre como estimular efetivamente a inovação tecnológica através de processos de ideação bem fundamentados.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ferramentas e Métodos para Gestão da Inovação
Rafael Toassi Crispim
Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos
Artificial intelligence (AI) technologies are enabling the development of applications for a variety of management functions, including innovation. However, empirical findings on the relationship between AI and innovation management are scarce and unsystematized. This way, this study aims to evaluate the current state of the literature on this topic, examining only empirical research outcomes. We performed a qualitative meta-analysis of 94 journal articles (out of a complete sample of 6.165 papers). The core contribution of this research is identifying how AI has been applied as a tool in each stage of the innovation process. Preliminary results indicate that currently AI use cases are more mechanical, rather than being applied to human-like cognitive tasks. These applications are synthesized into an integrative framework, which serves as a guide to implementing AI for innovation. This study also proposes theoretical and practical implications for AI and innovation literature and suggests avenues for further research.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ferramentas e Métodos para Gestão da Inovação
Eduarda Corrêa Moravia
DANIEL PAULINO TEIXEIRA LOPES
Glauciene Siva Martins
Luciane Vieira Wandermurem
Este artigo tem o objetivo de analisar a adoção de nudges nas práticas de gestão de recursos humanos orientada à inovação. Na revisão de literatura, o artigo aborda teorias sobre inovação, gestão de recursos humanos e nudges, destacando a importância da inovação para sociedade e para as organizações, bem como a necessidade de práticas de gestão de recursos humanos que estimulem a criatividade e a inovação. A metodologia foi qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com profissionais especialistas no campo de aplicação de nudges. Os resultados evidenciam que a aplicação de nudges nas práticas de gestão de recursos humanos pode ser uma estratégia poderosa para estimular comportamentos voltados à inovação. Contudo, é importante considerar as barreiras e consequências desse processo. A pesquisa contribui para o avanço científico e para organizações interessadas em adotar práticas inovadoras na gestão de recursos humanos.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ferramentas e Métodos para Gestão da Inovação
JULIANA RIBEIRO DA ROSA
Rafael Mozart da Silva
A gestão das operações e as práticas de inovação nas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) são pouco exploradas de forma teórica nos estudos acadêmicos. O presente artigo teve como objetivo geral analisar o impacto da gestão das operações e das práticas na produtividade de 29 MPEs, a partir de uma pesquisa-ação, no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) Produtividade do SEBRAE-RS. O método aplicado no estudo foi a pesquisa-ação, no qual, houve o acompanhamento de trinta MPEs localizadas na região metropolitana no Rio Grande do Sul, pelo período de seis meses, aplicando a metodologia do Programa ALI, e analisou-se os resultados obtidos com as ações voltadas para o melhoramento da produtividade das MPEs. Na etapa inicial de diagnóstico, as empresas acompanhadas evidenciaram a necessidade de ampliação de quantidade de clientes ou vendas. No acompanhamento e implementação das ações, foi possível verificar a necessidade de melhoramento das práticas organizacionais, evidenciadas na gestão das operações das empresas, e as possibilidades de ampliação dos serviços prestados. As empresas acompanhadas na presente pesquisa obtiveram aumento de produtividade e ou melhoramento nos processos operacionais da empresa ou práticas de inovação.
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse: Ferramentas e Métodos para Gestão da Inovação
Lucineide Alves da Silva
O trabalho apresenta elementos relacionados à Transformação Digital do setor público brasileiro, lançando luz sobre práticas com as quais as instituições públicas vem buscando aderir aos avanços do mundo tecnológico. Para ilustrar as reflexões apresentadas no trabalho, foi realizado relato de um case ocorrido na Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), com a adoção de ferramentas de virtualização e digitalização de processos. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivos: (I) apresentar os desafios, ferramentas e estratégias adotados para a virtualização dos processos na PMF; (II) apresentar os impactos da virtualização dos processos no município. A pesquisa, de metodologia qualitativa do tipo estudo de caso promove uma reflexão ao final, de que irrefutavelmente a virtualização de processos gera eficiência por melhor a celeridade e reduzir o consumo de recursos. No entanto há necessidade de mudança e desburocratização da tomada de decisão e da cultura organizacional, por meio da capacitação e da inclusão digital do quadro de pessoal, para que este possa de fato contribuir com a prestação de um serviço público de qualidade.
ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração utiliza cookies em seu portal para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.