Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Economia Circular
CAMILA VECCHI DORTAS
Farley Simon Mendes Nobre
Objetivo: Compreender as interações entre carne cultivada e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Metodologia: Utilizou-se de revisão integrativa da literatura internacional, adotando-se duas bases de dados (Scopus e Web of Science). Utilizou-se uma escala de sete níveis para auxiliar na decisão sobre a natureza e a força das interações entre carne cultivada e os ODS. Resultados: Resultados da revisão integrativa demonstram que a carne cultivada, por um lado, beneficia dimensões globais relacionadas ao meio ambiente, à saúde e à legislação e, por outro lado, pode trazer malefícios econômicos e sociais de curto prazo em países em desenvolvimento e/ou que tenham suas economias e culturas associadas ao consumo e exportação de carne tradicional. Contribuições: Apresenta-se também discussões e proposições que corroboram e contrariam os achados da revisão da literatura. Ressalta-se que este artigo contribui para auxiliar decisões estratégicas e de políticas públicas orientadas à produção alimentar sustentável.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Economia Circular
Lúcia Rodrigues Godoi
Simone Sehnem
O gerenciamento das sobras alimentares da merenda escolar está dependente da criação de mecanismos de mensuração para que seja possível gerar medidas mitigadoras e de gestão dessas sobras. Nosso estudo investiga essa lacuna, para compreensão de como é realizada a gestão do desperdício de alimentos sob a perspectiva da economia circular. Com foco na gestão da merenda escolar de escolas municipais, uma abordagem de construção de teoria indutiva interpretativa foi adotada, para compreender como as escolas promovem a gestão do desperdício alimentar. Identificamos e explicamos estimativas de perdas e monetização das mesmas, assim como propusemos alternativas de recuperação de resíduos com uso do framework ReSolve. Portanto, assumimos a perspectiva da circularidade como um caminho possível e viável para a gestão do desperdício de alimentos na merenda escolar. O engajamento de atores e a sensibilização tornam-se premissas necessárias para o sucesso na jornada de circularidade alimentar.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Economia Circular
EDSON LUIS KUZMA
Simone Sehnem
Com base nas premissas da economia circular, da recuperação de recursos e da inovação, o objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre os constructos inovação, práticas de recuperação de recursos, Modelos de Negócios de Economia Circular (MNEC) e criação de valor em uma economia emergente de rápido crescimento. Foram utilizados um conjunto de dados empíricos de 443 empresas do setor pet. Em termos de metodologia o estudo foi processado com uso do software SPSS, com manipulação de dados originais. MNEC ainda são uma perspectiva crítica, que demanda maior engajamento, internalização de iniciativas e sinergia com o ecossistema de atuação do segmento pet. Os resultados podem ser úteis para empresas do segmento pet ao permitir a identificação de práticas que requerem a sua atenção para melhoria do seu desempenho organizacional e da criação de valor para os negócios com base em iniciativas suportadas pelos preceitos da economia circular.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Economia Circular
Jorge Alfredo Cerqueira Streit
Luciel Henrique de Oliveira
A pandemia da COVID-19 acelerou a urgência de transição para um modelo restaurativo e regenerativo, como a Economia Circular (EC) propõe a ser. Este trabalho buscou identificar o estado da arte da gestão de resíduos de embalagens no contexto da EC a partir de uma Revisão Integrativa da Literatura utilizando as bases científicas Scopus e a Web of Science. Com o auxílio do pacote Bibliometrix, 162 artigos foram analisados e o panorama geral bibliométrico foi apresentado. Os resultados apontam os principais autores, journals e papers mais citados, principais técnicas e métodos de pesquisa utilizados. A partir do conteúdo destes artigos, discutiu-se a contribuição da gestão de resíduos para a mudança rumo à EC e foi elaborada uma agenda de pesquisa com as principais lacunas identificadas. Implicações teóricas e gerenciais podem ser observadas à medida que aumenta a robustez científica e traz insights sobre as práticas de EC.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Economia Circular
Jorge Alfredo Cerqueira Streit
Omar Ouro-Salim
A presente pesquisa teve por objetivo propor um framework teórico para propiciar a análise de casos de implementação da Economia Circular (EC) sob a perspectiva da Teoria Institucional (TI). Para o atingimento de tal objetivo, foi realizada uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL) e as bases de dados escolhidas foram Web of Science e Scopus. Para demonstrar a aplicabilidade do framework, foi apresentada uma matriz que classifica 59 (cinquenta e nove) estudos de caso, de acordo com o que os autores mencionam sobre o nível de implementação da EC e os mecanismos utilizados para mudar comportamentos que contribuem para a institucionalização. Os resultados deste trabalho contribuem não somente para a academia, ao introduzir uma nova forma de analisar estudos de caso de EC, como também para gestores, ao discutir casos implementados ou em fase de implementação.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Economia Circular
Carmem Kistemacher Barche
Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz
Modelos de negócios que contemplem a circularidade são temas emergentes em discussão na sociedade atual. Este trabalho tem como objetivo mapear a produção a respeito de modelos de negócios e economia circular no período desde 2011 a 2022 nas diversas áreas de estudo presentes nas bases de dados. Utiliza a análise bibliométrica em 981 artigos recuperados nas bases de dados Web of Science e Scopus. Identifica autores mais produtivos, periódicos mais profícuos e palavras-chave mais utilizadas. Constata-se que a temática pesquisada é um tema em ascensão, entretanto relativamente dispersa. Estimula novas pesquisas exploratórias com abordagens apontadas no estudo.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Economia Circular
EDUARDO JOSE NASCIMENTO FRAGOSO
Alvany Maria dos Santos Santiago
Este estudo objetivou identificar as práticas de EC utilizadas nas vinícolas do Vale do São Francisco. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa descritiva e exploratória e o instrumento de coleta de dados foi a entrevista com roteiro semiestruturado. As vinícolas participantes estão situadas no submédio São Francisco na região do dipolo Petrolina-PE e Juazeiro-BA e foram selecionadas nas listas de filiados da federação das indústrias dos estados da Bahia e Pernambuco. Os resultados mostram como oportunidades: além da importância do Rio São Francisco, as inovações tecnológicas na vinificação e as práticas socioambientais, se vistas como obrigatoriedade ou básicas pelas vinícolas e como barreiras o baixo conhecimento do conceito de EC; o excesso de armazenamento desnecessário de materiais; a falta de políticas públicas. Por fim, esta pesquisa divulgou o conceito de EC e os participantes se mostraram interessados nas práticas circulares.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Economia Circular
Ana Rúbia Torres de Carvalho
Alvany Maria dos Santos Santiago
Arthur Vinicius Gomes de Santana
Rafael Pereira dos Reis
Mariana Oliveira de Menezes
Este artigo descreve a trajetória para inserir a Economia Circular no Bioma Caatinga, cujo procedimento metodológico adotado foi o de pesquisa aplicada. Os dados apresentados de forma descritiva expuseram o Programa Economia Circular, Inovação e Sustentabilidade (ECIS), que busca disseminar o conceito de Economia Circular por meio de ações desenvolvidas na língua inglesa. Participaram, desde a construção do programa, dez organizações, implementando diversas ações de formação na graduação e na pós-graduação, palestras, cursos gratuitos de English for Circular Economy & Innovation que resultou no componente curricular Circular Economy & Innovation no curso de Administração na Univasf, workshops, além de projetos práticos, perfazendo um total de impacto em 3.408 pessoas. Espera-se que esses resultados possam instigar outros pesquisadores e demais envolvidos a sair da teoria à prática e assim, impactar de forma positiva a transição para uma economia circular.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Economia Circular
Julia Moretti
Adriane A. Farias Santos Lopes de Queiroz
JOSÉ CARLOS DE JESUS LOPES
Susana Carla Farias Pereira
A indústria de construção possui uma relevante potencialidade de consumo de recursos naturais e impactos ambientais, logo, pergunta-se como transformar essa potencialidade degenerativa para um ciclo regenerativo? Uma possível solução é a Economia Circular, que pode servir como um roteiro de transição para a sustentabilidade do Ambiente Construído. Este artigo apresenta direcionamentos teóricos e práticos sobre a interface entre Ambiente Construído e Economia Circular. Para isso, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura para identificar os padrões de conhecimento dos artigos encontrados nas bases Scopus, Web of Science, Science Direct, SAGE Open e Emerald, publicados até 2021. Como resultado, elucidou-se as práticas circulares que estão sendo estudadas e aplicadas nesses estudos, os facilitadores para aplicação dessas práticas, e as lacunas de pesquisa. Com base nos resultados, evidencia-se a necessidade de estudos e práticas interdisciplinares entre Economia Circular e Ambiente Construído que abranjam as dimensões comportamental e social.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Transformação Digital e Gestão Sustentável nas Organizações
Rodrigo Rubens da Silva
Claudio Luis Carvalho Larieira
A Ambidestria Organizacional (AO) tem sido percebida como uma capacidade habilitadora para a Transformação Digital (TD) nas organizações e compreende o equilíbrio entre as suas dimensões: exploration e exploitation. Sua implementação envolve complexidade na gestão e boa disponibilidade de recursos, dificultando o processo em pequenas empresas, segmento cuja habitual carência de ativos organizacionais e cognitivos também dificulta a TD. Compreender tais fenômenos em empresas de pequeno porte (EPPs) contribui para identificar iniciativas que fomentem competitividade neste segmento, que emprega a maioria da população mundial. Nossa pesquisa apresenta o contexto no setor de serviços, visando suprir a escassez de estudos que investigam AO em EPPs. Por meio de múltiplos estudos de caso, investigamos comportamentos ambidestros adotados por gestores de pequenas empresas que favorecem a TD. Nossos achados identificaram práticas reiteradamente usadas por gestores que possibilitam às empresas a aproveitarem satisfatoriamente recursos organizacionais no contexto da TD.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Transformação Digital e Gestão Sustentável nas Organizações
MARCOS ANTONIO DE ARAUJO VENTURA
Dimária Silva e Meirelles
A questão da arquitetura de valor na Indústria 4.0, nos países emergentes, está diretamente ligada à atuação dos smart-service providers, uma vez que, considerando os valores agregados, é importante deixar claro os benefícios para o cliente ao consumir ou usar os produtos, ou serviços. Apesar de várias iniciativas observadas em países em desenvolvimento, como o Brasil, a compreensão da arquitetura dessa indústria, sobretudo na ótica do valor, ainda não foi explorada, principalmente do ponto de vista dos serviços de alto conteúdo tecnológico. Assim, este ensaio busca a proposição de um modelo teórico para pesquisar o impacto das tecnologias capacitadoras, utilizadas na criação de valor, pelos smart-service providers, no contexto de servitização.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Transformação Digital e Gestão Sustentável nas Organizações
Luciano Felipe de carvalho rodrigues
Renata Peregrino de Brito
The energy sector is a key gear on the engine that moves society along the economic development journey. In this context, oil and natural gas responds for 57% of the global energy supply, being in a broad view the most relevant energy source of the world. The competitive arena of oil and gas incumbents is a dynamic and changing environment, despite the sector being seen as mature and stable. Several drivers operate in order to shape and continuously reshape this competitive arena. This study is focused on two major drivers on this field, ‘energy security’ and ‘energy transition’. This work is focused on review and integrate concepts and definitions about ‘energy security’, ‘energy transition’ and its strategic implications on oil and gas companies’ strategies. Based on the review we explore specific points that expose particularities and specificities that distinguish oil and gas strategic arena from other industries.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Transformação Digital e Gestão Sustentável nas Organizações
Rafael Pierangelo Fabri
Isabela Fernandes da Rocha
Thomas Moreira Michellão
Juliana Dozono
Matheus Donizeti
Kumiko Oshio Kissimoto
O presente trabalho tem como objetivo geral compreender quais são os principais impactos da Transformação Digital (TD) nas operações das empresas. A evolução da tecnologia tem ocorrido em um ritmo bastante elevado, influenciando o comportamento das organizações, trazendo desafios e oportunidades de negócios. A presente pesquisa investigou em 110 empresas como a TD está afetando as suas operações. A análise foi feita baseada no Grid Estratégico de Nolan e McFarlan que classifica a importância estratégica que a Tecnologia da Informação (TI) tem dentro das organizações. Os resultados fornecem um panorama sobre quais são as principais barreiras e desafios para a adoção de tecnologias enfrentadas pelas organizações e uma visão estratificada sobre o uso das novas tecnologias. Ao final é apresentado um Índice de Transformação Digital (ITD) que classifica o estágio de maturidade em relação ao uso de novas tecnologias.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Transformação Digital e Gestão Sustentável nas Organizações
Simone Sehnem
Felipe Teixeira Dias
Ana Cláudia Lara
José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerr
Carlos Eduardo de Morais
Este artigo examina e compreende até que ponto a missão, visão e valores de foodtechs se alinham as premissas de sustentabilidade forte. Um amplo levantamento seguido de entrevistas semi-estruturadas com gestores de foodtechs foi conduzido. Os achados desta pesquisa permitiram prever as necessidades de desenvolvimento de capacidades de circularidade de recursos, de regeneração de materiais, de processos inovadores com potencial de ressignificação de resíduos, sinalizando que a economia circular pode ser um caminho estratégico e relevante para a obtenção de sustentabilidade forte. A principal contribuição do estudo é a evidenciação do discurso da sustentabilidade e o verdadeiro caminho para a obtenção de sustentabilidade forte suportada pelas premissas da economia ecológica. Isso torna o estudo original e um dos pioneiros em apoiar a transição para a sustentabilidade forte com base nas perspectivas da economia circular e das capacidades dinâmicas e relacionais.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de projetos: processos, pessoas e tecnologias
Lincoln Sposito
Isabel Cristina Scafuto
Fernando Antonio Ribeiro Serra
This study aims to determine the moderating effect of emotional intelligence (EI) on the relationship between information technology (IT) project manager (PM) behavior and project success. We surveyed 290 project managers. Our results indicate that managers trained in project management and with solid experience in their profession, with high levels of emotional intelligence, have superior performance, positively influencing the success of the projects they work on. We use the upper-echelon theory, which points out the gap to middle managers' influence on organizational performance for PM's performance perception. Our article indicates the importance of fundamental and EI characteristics for the selection and improvement of PM.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de projetos: processos, pessoas e tecnologias
Lincoln Sposito
Isabel Cristina Scafuto
Fernando Antonio Ribeiro Serra
Projetos são ferramentas estratégicas para organizações. A implementação eficiente deste tipo de empreendimento pode alavancar o desempenho da organização. No entanto, o paradigma de que eficiência e satisfação de cliente, no curto prazo, como medidas para entender o sucesso está em constante questionamento. A relação entre sucesso do projeto, do gerenciamento do projeto e do produto do projeto são avaliados no decorrer do tempo para se entender o que realmente é sucesso ou bom desempenho. Este artigo objetiva localizar, sintetizar e identificar a base intelectual sobre escalas de sucesso e desempenho de projetos a partir de referências das publicações neste tema. Como método, foi realizada uma pesquisa bibliométrica com as análises de citação, cocitação e pareamento bibliográfico. Como resultados foram identificadas as obras e autores que norteiam as pesquisas atuais e a identificação das principais escalas utilizadas em pesquisas que envolvam o sucesso e o desempenho de projetos.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de projetos: processos, pessoas e tecnologias
Julio Cezar Rodrigues Eloi
RENATO PENHA
Roque Rabechini Junior
Cristina Dai Prá Martens
Este trabalho analisa os desafios enfrentados na adoção de práticas ágeis de gerenciamento de projetos de Sistemas Complexos e Materiais de Emprego Militar. A pesquisa foi desenvolvida com a utilização do estudo de caso único, tendo a coleta de dados realizada pela análise documental e questionários aplicados a integrantes de uma Organização Militar do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército Brasileiro. Neste contexto foi possível identificar alguns obstáculos para a adoção da abordagem ágil no gerenciamento de projetos militares, sendo os principais a mudança da cultura e a resistência à mudança, devido ao fato dos integrantes da organização serem mais aderentes ao guia PMBoK®. O trabalho tem como principal contribuição a discussão da abordagem ágil de gerenciamento de projetos no contexto das Forças Armadas brasileiras, em especial no gerenciamento de projetos de Sistemas Complexos e Materiais de Emprego Militar no Exército Brasileiro.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de projetos: processos, pessoas e tecnologias
Ricardo Luis Zanfelicce
Flavio Santino Bizarrias
O conceito de valor gerado pelos projetos tem ganhado maior relevância na literatura e entre os praticantes. O valor começa a ser definido ainda na fase de concepção dos projetos, mas passa a ser efetivamente gerado depois da entrega do projeto. Uma vez que o produto ou serviço entregue pelo projeto continua gerando valor até o final da sua vida útil, o cliente assume o papel de cocriador ou co-designer. Como o valor gerado pode assumir números negativos, é necessário repensar conceitos como o sucesso de um projeto. Para ajudar a delimitar esse universo que se abre para novas pesquisas foram empregados os métodos de citação e cocitação nesta bibliometria com o objetivo de definir a estrutura intelectual atual a respeito do conceito de “valor gerado” no contexto de projetos. Nota-se uma concentração de estudos voltados para a fase de concepção de projetos de desenvolvimento de novos produtos.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de projetos: processos, pessoas e tecnologias
Fabio Grattapaglia
Enise Aragão dos Santos
O setor bancário no Brasil apresenta um cenário onde apenas cinco instituições financeiras concentram grande parte do mercado. Bancos menores sofrem com essa concorrência, especialmente os bancos públicos regionais, que ainda possuem direcionamentos estratégicos diversos do setor privado, visto que se têm objetivos sociais a serem cumpridos. É nesse contexto que é apresentado um estudo de caso da aplicação real do “Design Thinking” na carteira imobiliária de um banco regional, como uma alternativa para se alcançar uma maior competitividade através do direcionamento estratégico voltado à inovação. O trabalho apresenta detalhes de como era o cenário anterior à aplicação da ferramenta, como a jornada fora organizada, cada dinâmica aplicada, os modelos resultantes e os resultados obtidos desde então. Entre os principais resultados obtidos, destaca-se a evolução da carteira imobiliária, posicionando-a como líder em “marketshare” em sua região de atuação, demonstrando o potencial dessa ferramenta e da atuação estratégica voltada à inovação.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de projetos: processos, pessoas e tecnologias
Vanessa Mesquita Blas Garcia
Cristina Dai Prá Martens
Rodrigo Baroni de Carvalho
Mauro Luiz Martens
Métodos ágeis (MA) consistem em um conjunto de práticas baseadas em valores e princípios apresentados no manifesto ágil. Podem proporcionar benefícios para as organizações, desde que consigam superar os desafios de sua adoção. Este artigo tem como objetivo propor um artefato para contribuir na solução de desafios da adoção de métodos ágeis, tendo como base as dimensões da orientação empreendedora. A metodologia adotada foi qualitativa com entrevistas semiestruturadas e grupos focais com praticantes. Como resultado, apresenta-se o Canvas Agilidade Empreendedora, um artefato para apoiar profissionais e organizações na solução dos desafios da adoção de MA. Como contribuição acadêmica, a abordagem teórica apresentou conexão entre os temas OE e MA, incluindo uma nova perspectiva sobre a solução dos desafios da adoção de MA e, dessa forma, contribuindo com a aproximação desses temas na literatura, agregando conhecimentos tanto para a área de gestão de projetos, como para a de empreendedorismo.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de projetos: processos, pessoas e tecnologias
Juliana Maria Alves
Inovação têm sido palavra constante no meio acadêmico e gerencial, pois contribui para a competitividade das empresas. Outro tema amplamente discutido é a ambidestria organizacional e seu dilema em conciliar atividades exploration-exploitation. Diante deste cenário, é suposto haver impactos no mercado de trabalho e a necessidade de perfil do profissional com competências e habilidades especificas. Este artigo busca oferecer uma visão sobre as competências e habilidades individuais e sua relação com a inovação e ambidestria organizacional. Para atingir este objetivo partiu-se de uma RSL e em seguida buscou-se corroborar estes achados com uma triangulação de dados envolvendo uma pesquisa online com profissionais especialistas em Indústria 4.0 devido a inovação característica deste ambiente. Os achados deste estudo contrapõem a teoria de ambidestria uma vez que apresenta uma predileção a soft skills em relação a hard skills portanto, sugerimos uma pesquisa empírica mais robusta para comprovar os achados deste estudo.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações Sustentáveis
Bruno Mendes Pereira
Clayton Robson Moreira da Silva
Erica Maria Caliope Sobreira
Although organic certification incurs higher production costs, this might increase sales. Moreover, psychological factors might explain consumers' intention to purchase certified organic food. Thus, this paper analyzes the role of trust and coolness in the intention to purchase organic food with certification label. A survey was carried out with organic food consumers in the Brazilian context. The results evidenced that attitude, subjective norm, and perceived behavioral control had positive effect on the intention to purchase. Trust positively influenced attitude, subjective norm, and perceived behavioral control. In turn, coolness was influenced by attitude and influenced intention to purchase. The study helps managers reflect on the need to incorporate organic certification into marketing strategies as a way of monetizing the cost of certification. By prioritizing elements such as trust and coolness, certified organic food producers might reach a differentiated niche of consumers who are more sensitive to these features.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações Sustentáveis
Alexandre de Araújo Gomes Júnior
Lucas Gabriel Bezerra Lima
Gustavo Fructuozo Loiola
This research aims to understand the structure of the scientific research on Sustainability-Oriented Innovation through a literature review based on the bibliometric mapping. For this purpose, the article presents the evolution of the number of papers on SOI through the time; the most impactful journals in this field; the most influential authors; the most influential countries; the main publications on this theme; and the main topics associated with research on SOI. Then, it was concluded that SOI is a recent topic, in development and with a lot of potential for growth. In addition to that, is encouraged the development of research in some topics associated with SOI, such as: stakeholder engagement; capabilities; entrepreneurship; organizational learning; corporate social responsibility; environmental policy; process innovation; circular economy; SMEs; open innovation; innovation diffusion; and innovation ecosystem.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações Sustentáveis
Fernando Zelak Leite Bastos
Farley Simon Mendes Nobre
O artigo possui o objetivo de identificar fatores ambientais que influenciam a transição sociotécnica de veículos a combustão para elétricos. Utilizou-se o método de revisão integrativa da literatura. Identificou-se um conjunto de fatores ambientais e elaborou-se um quadro de análise que apresenta interações entre eles. As discussões sugerem três proposições, sendo a primeira referente à introdução dos veículos elétricos e as demais relacionadas a barreiras a serem superadas para que essa tecnologia se torne o regime predominante.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações Sustentáveis
Gustavo Fructuozo Loiola
Lucas Gabriel Bezerra Lima
Alexandre de Araújo Gomes Júnior
This work seeks to explore if the situation generated by theCOVID-19 pandemic in the context of the Supply Chain Resilience contributed to generate changes in the Sustainable Supply Chain Management. To achieve this objective, a multiple case study was carried out on the four Brazilian companies that are better ranked in the Fashion Transparency Index Brazil. In the sequence, the data were categorized and analyzed through the Five-R framework proposed by Etsy & Winston (2009) which is based on five critical process “recycle, reuse, reduce, re-design and re-imagine”. With this, it was possible to notice that COVID-19 pandemic stimulated the increase of sustainability initiatives in the fashion sector and the article highlights good practices for the sector in relation to the theme.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações Sustentáveis
Giseli Angela Tartaro Ho
gustavo franco xavier
Raquel da Silva Pereira
Considerando-se a emergência climática globalmente reconhecida, este artigo analisa de que forma uma empresa alemã do ramo automobilístico utiliza a evidenciação ambiental como instrumento de legitimação social objetivando ganhar, manter ou recuperar a legitimidade. Abordou-se o mercado de ônibus elétricos na Amárica Latina, comparando-se com a operação e fabricação desse tipo de veículo no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas com um especialista do setor e com um representante da empresa. A parte documental da pesquisa incluiu análise de informações divulgadas nos relatórios de sustentabilidade e documentos publicitários da empresa. Os dados obtidos permitem concluir que, na sua tomada de decisão, além de considerar critérios financeiros, a empresa utiliza a evidenciação ambiental (disclosure) como instrumento de legitimação social, fazendo-o de forma inequívoca, na medida em que percebe vantagens no sentido de atrair legitimidade para sua marca.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações Sustentáveis
Luís Felipe Cândido
Sérgio Henrique de Oliveira Lima
Jose Carlos Lazaro
Ana Paula Moreno Pinho
JOSE DE PAULA BARROS NETO
Este trabalho investigou o papel da inovação conhecida por BIM (Building Information Modelling) na transição para a sustentabilidade no setor da construção civil, a partir da perspectiva multinível de transições sociotécnicas. Para tanto realizaram-se sete entrevistas em profundidade com diferentes representantes dos níveis sociotécnicos da construção civil do estado do Ceará que, junto à análise documental, foram submetidos à análise de conteúdo. Como resultados, descreveu-se como o BIM tem sido adotado no setor; evidenciaram-se as interações entre os atores para a adoção do BIM; identificaram-se os fatores que facilitam e os que dificultam sua adoção. Isto permitiu compreender como o BIM relaciona-se à transição para sustentabilidade, tendo sido constatadas profundas mudanças em todas as dimensões do regime que têm conduzido o setor a uma forma mais sustentável. Contribui-se para os estudos de transição por investigar um campo ainda pouco explorado como a construção civil.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações Sustentáveis
FRANCIELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA
LEONARDO CAIXETA DE CASTRO MAIA
ANDREW BEHEREGARAI FINGER
Este trabalho procura contribuir na melhoria das questões relacionadas à utilização dos critérios de sustentabilidade, e consequentemente aumentar o volume de compras públicas sustentáveis (CPS) por instituições públicas de ensino. Para tanto, realizou uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, estruturada por meio de estudo de caso único, contando com etapas: bibliográfica, posteriormente documental, por meio da análise de 22 editais de licitação entre 2010 e 2020 e, por fim, realização de sete entrevistas semiestruturadas com gestores e servidores envolvidos nos processos licitatórios. Como resultados do trabalho, a pesquisa demonstrou que o estágio nas CPS da instituição está em fase inicial e evidenciou-se o conhecimento da legislação, porém a necessidade de maior envolvimento da alta gestão nas questões relacionadas às CPS. Como proposta para estudos futuros sugere-se a extensão de entrevistas aos servidores solicitantes e fornecedores, também a avaliação dos processos de contratações de obras.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações Sustentáveis
Carlos Filipe Arnaut de Carvalho
Marlette Cassia Oliveira Ferreira
A RSC surge como uma tentativa de minimizar as limitações do Estado na solução de problemas socioambientais. Dependendo da atividade da empresa, o comprometimento com a RSC se torna ainda mais relevante, como é o caso das companhias de água e esgoto. O objetivo desta pesquisa é comparar as informações de natureza socioambiental divulgadas nos Balanços Sociais da Sabesp com a reputação da empresa no Litoral Norte Paulista. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e qualitativa. Por meio da análise dos Balanços Sociais da Sabesp referentes ao período 2011-2020 e da aplicação de um questionário como instrumento de coleta de dados, constatou-se que a reputação socioambiental da Sabesp está em conformidade não só com as informações evidenciadas nos Balanços Sociais da empresa, mas também com a efetividade do saneamento básico na região.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações Sustentáveis
Samilly Leal Albuquerque
sueli menelau de novais
Dannielly Leandro de Sousa Ferreira
ITALO CAVALCANTE DA SILVA SOARES
Raiane de Alencar alves
Esta pesquisa tem o intuito de avaliar os elementos de um sistema de gestão ambiental empresarial que está em contato com a NBR ISO 20400, e que são capazes de influenciar a sustentabilidade das compras de uma organização privada, a Baterias Moura. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e de corte transversal. Quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa foi bibliográfica e de campo, com fins exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas aplicada a cinco indivíduos do setor de compras da Baterias Moura. Os resultados obtidos mostram que a NBR ISO 20400 influência de forma direta as práticas e as estratégias da Baterias Moura. Por último, conclui-se que na Baterias Moura uma política sustentável vai além do âmbito ambiental; abrange perspectivas econômicas, sociais, culturais e materiais entre todos os envolvidos.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Cadeias de suprimentos agrícolas e extrativistas
Daniel Franco Goulart
Agricultural production is one of the most relevant industries in Brazil. The Brazilian agricultural supply chains are recognized for their dynamism, mainly in how supply chain agents finance each other. It is usual to see agricultural commodities buyers or agricultural inputs suppliers providing short-term trade credit to farmers. On the other hand, the agricultural supply chains in Brazil suffer from a lack of commodity storage capacity. This situation does not fit the dynamism that they present in other fields. This bottleneck is particularly relevant in the Brazilian grains supply chain. This technical paper discusses the experience of a grain handling and storage equipment supplier that launched an unprecedented long-term trade credit solution to finance farmers interested in investing in grain storage facilities. This financing facility allowed the firm to boost its revenues by adding value to its sales offers.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Cadeias de suprimentos agrícolas e extrativistas
Geraldo Magela Jardim Barra
Caroline Miriã Fontes Martins
O objetivo é analisar as políticas públicas no Brasil considerando as inquietações de segurança alimentar no período da pandemia da COVID-19. Este estudo exploratório enfatizou a análise das principais decisões políticas implementadas no Brasil na pandemia da COVID-19 com relação ao tema da segurança alimentar. Foi proposto um Quadro Analítico para avaliar o impacto dos arranjos institucionais de integração vertical e de cadeias agroalimentares curtas nas políticas de agricultura e alimentos. Os dois arranjos institucionais podem potencializar a eficácia das políticas públicas de incentivo a segurança alimentar e dos alimentos. Demonstrou-se que o Quadro Analítico pode ser usado como uma ferramenta de gestão para analisar o impacto de políticas públicas no contexto da segurança alimentar.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Cadeias de suprimentos agrícolas e extrativistas
BRUNO VINICIUS DE ASSIS SCALZER
Marcilene Feitosa Araujo
CRISTIANE DO NASCIMENTO BRANDÃO
A pesquisa objetivou identificar e analisar as estratégias adotadas pelos produtores quanto ao descarte de embalagens de agrotóxicos. E responder à questão: Como os produtores do município de Rondon do Pará têm realizado o descarte das embalagens vazias de agrotóxicos? O estudo se define como qualitativo, de caráter descritivo e exploratório. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com produtores de soja e empresas licenciadas para a comercialização de agrotóxicos. Como resultado, percebeu-se a necessidade de ações visando a conscientização dos produtores pelo poder público e comerciantes, pois mesmo que os produtores entendam que a não observância e execução dos procedimentos de manuseio e descarte adequado das embalagens de agrotóxicos podem causar danos ao meio ambiente; muitos deles, além de não seguir os procedimentos corretamente, acabam reutilizando as embalagens para o armazenar outros produtos, queimam ou simplesmente enterram ou descartam em lixo doméstico.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Cadeias de suprimentos agrícolas e extrativistas
Jean Marcos da Silva
Jordana Marques Kneipp
GREICE ECCEL PONTELLI
Este estudo tem o objetivo de identificar os perfis, os hábitos e as preferências dos consumidores do pinhão no Rio Grande do Sul. Para isso, uma pesquisa quantitativa, com abordagem descritiva, operacionalizada por meio de uma survey direcionada a indivíduos residentes no Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram tabulados e analisados com o auxílio dos softwares Microsoft Excel e Statistical Package for the Social Sciences – SPSS©. Constatou-se que os consumidores do pinhão escolhem comprar o produto a granel preferindo as sementes com tons mais amarelos e maior luminosidade. O consumo do pinhão foi associado à família, evidenciando que há uma relação do produto com as emoções de seus consumidores. Portanto, este estudo traz contribuições teóricas para a literatura de marketing e cadeias produtivas extrativistas. A escolha da amostra é uma limitação do estudo por não estratificar os respondentes por região, o que impede generalizações.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Riscos e Resiliência em Organizações e Cadeias de Suprimentos
Sarah Lays Saraiva Grangeiro
Tatiana Aquino Almeida
A manutenção da saúde financeira das empresas e estabilidade no mercado perpassa pelo reconhecimento da necessidade de um adequado gerenciamento de riscos no sentido de mitigá-los. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os riscos corporativos divulgados pelas empresas de infraestrutura aérea, rodoviária, ferroviária e hidroviária listadas na B3 no ano de 2020. A amostra da pesquisa compreende 12 empresas listadas nesses setores de atuação e foi desenvolvida através da identificação das evidências de riscos divulgadas nas notas explicativas das empresas. Verificou-se que o risco mais divulgado pelas empresas foram os riscos de mercado (75%). Por outro lado, o risco de imagem não foi divulgado por nenhuma empresa neste ano de pesquisa. Ademais, nenhuma das 12 empresas estudadas listou todas as 7 categorias de riscos analisadas e, em contrapartida, houve uma empresa que não evidenciou qualquer tipo de risco corporativo em suas notas explicativas.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Riscos e Resiliência em Organizações e Cadeias de Suprimentos
Rodolfo Modrigais Strauss Nunes
Susana Carla Farias Pereira
Em decorrência do aumento dos desastres naturais tem se buscado estudar a resiliência de cadeias de suprimentos humanitárias. Faltam estudos que investiguem a resiliência de cadeias de suprimentos humanitárias e implicações das contingências ambientais no contexto de desastres. Sendo assim, o objetivo deste estudo é identificar as relações entre resiliência em cadeias de suprimentos humanitárias e resiliência comunitária e contingências ambientais. A metodologia adotada foi uma pesquisa qualitativa, por meio de estudos de casos múltiplos. Os resultados indicam que mudanças ambientais podem levar ao aumento do risco de desastres, requerendo ajustes ou adaptações no nível de resiliência.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Riscos e Resiliência em Organizações e Cadeias de Suprimentos
Lucas Mendes de Oliveira
Luciel Henrique de Oliveira
The article aims to characterize and understand the impacts of the COVID-19 crisis and the reactions and innovations presented as a response by the Fruits and Vegetables (FV) supply chains in Brazil, from a national perspective and upon a local case study of a Brazilian medium-sized city. The research can be classified as qualitative, descriptive, and exploratory, combining documents analysis with interviews and visits. It was observed that new business models emerged or were consolidated amid a dynamic scenario, but smaller and/or informal suppliers have faced great challenges and demand has been concentrated in classes A and B. The study draws attention to the need and opportunity for more systemic and sustainable approaches for assessing and managing the risk and resilience of food supply chains. It is suggested for future research the application of practical adaptive cycle frameworks and tests of specific attributes for food systems resilience.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações em Serviços
Daniela Ressurreição Dias Coragem
Veridiana Rotondaro Pereira
Em um cenário de mercado cada vez mais competitivo, as empresas são levadas a melhorarem seus processos e por isso adotam práticas de melhoria (mapeamento e gerenciamento de processos) buscando aumentar a eficiência e eficácia de seus resultados organizacionais. Desta maneira, este trabalho teve como objetivo analisar o impacto da aplicação da metodologia de Gestão por Processos em uma empresa do setor de varejo (no ramo de eletroeletrônicos) visando a melhoria de eficiência operacional dos processos de suporte ao departamento jurídico. Para atingir esse objetivo, realizou-se um levantamento da situação atual dos processos de suporte ao jurídico, utilizando-se como método a abordagem qualitativa de coleta de dados, para a proposição de melhorias e atingir as metas estabelecidas. O estudo demonstrou que foi possível obter melhorias nos indicadores tempos de processamento, tempos médios das execuções e índices de revelia, além de redução de custos da operação.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações em Serviços
Paulo Sodre Hollaender
Transformative Service Research (TSR) is the research field that investigates the promotion of well-being outcomes and creation of uplifting changes by service organizations. As this approach to service operations management gains relevance and importance among practitioners and academics, the interest on how to develop transformative services increases. The purpose of this theoretical paper is to identify what it means to design a transformative service. Through a preliminary theory building effort, the conceptual landscape around Service Design and TSR is drawn and three basic premises for transformative services design are articulated from this landscape. The paper finishes with implications of the basic premises for both theory and practice, and future studies recommendations.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações em Serviços
Hélio Camargos Neto
Roberta de Cássia Macedo
Cristiana Fernandes de Muylder
O artigo procura estabelecer uma nova integração do modelo tradicional de Kano com a abordagem de Análise de Desempenho e Importância (IPA) no contexto dos atributos de qualidade dos serviços logísticos. As classificações para esta análise foram obtidas de 121 clientes varejistas de uma organização atacadista brasileira. Integrar o modelo Kano e o método IPA abre uma melhor perspectiva de tomada de decisão para os gestores. Os resultados mostraram dois atributos do serviço logístico capazes de fortalecer a satisfação do consumidor: Flexibilidade do Serviço Prestado e Rastreabilidade. A presente pesquisa teve como foco apenas empresas clientes de um atacado localizado em Minas Gerais, Brasil. Mais estudos devem ser realizados para explorar diferentes realidades e diferentes portes de empresas no Brasil e em outros países. Palavras-chave: Qualidade em Serviço; Serviço logístico; Modelo Kano; Método IPA; Satisfação do cliente.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações em Serviços
Guilherme Sales Smania
Igor Rubens Yukio Arakaki
Allan Freitas Oliveira
Glauco Henrique de Sousa Mendes
Fabricantes de carros estão avançando para serviços orientados ao usuário, oferecendo novas formas de comercialização de veículos. Um modelo que vem crescendo na indústria automotiva é o serviço de assinatura. Embora estejam ganhando importância na indústria automotiva, os serviços de assinatura estão sendo mais estudados da perspectiva do cliente, enquanto que a perspectiva do fabricante ainda é incipiente. Portanto, este artigo visa investigar como um fabricante automobilístico implementou um modelo de assinatura de carros. Para isso, foi conduzido um estudo de caso único em uma subsidiária brasileira de um fabricante multinacional de carros. A partir da análise do caso, descrevemos e discutimos a implementação desse serviço baseado no desenvolvimento e operação do programa, desafios enfrentados e perspectivas futuras. Este artigo contribui para a literatura de servitização ao analisar o processo de implementação do serviço de assinatura pela perspectiva do fabricante.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações em Serviços
Gabriele de Cássia Vianna Villela
Luciel Henrique de Oliveira
Lucas Mendes de Oliveira
Um Banco de Alimentos é uma organização filantrópica que se sustenta por meio de doações de pequenos agricultores, distribuidores e empresas, campanhas de arrecadação e auxílio governamental. Este estudo avaliou o nível de serviço logístico dos processos desenvolvidos em um BA, com o objetivo de identificar oportunidades e propor melhorias no serviço oferecido aos beneficiados do programa. O sistema adotado pelo BA analisado se caracteriza pela redistribuição de alimentos fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para o consumo, doados por empresas parceiras às instituições e famílias beneficentes. A coleta de dados foi feita por observação direta, análise de documentos e entrevistas com funcionários e gestores. Foram propostas melhorias como reciclagem da equipe operacional, uso do método FIFO para otimização do estoque, treinamentos aos agricultores como forma de minimizar os desperdícios pré-transação, planejamento prévio de rotas e marketing social como forma de promoção da causa.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações em Serviços
Taciana de Barros Jeronimo
BRUNNA CARVALHO
SUEYNE MACILA DE LIMA SOARES
Com a COVID-19, boa parte das organizações foram obrigadas a reverem as suas rotinas laborais. Este estudo pretende-se entender as influências o comportamento dos servidores administrativos no trabalho remoto através dos artefatos tecnológicos na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida da UFPE. Foi desenvolvido contrapondo os temas rotinas, modelagem de processos e servidores de uma universidade pública. Ele faz refletir sobre a atuação sobre os aspectos performativos que a rotina possui quando está atrelada a burocracia e os artefatos ostensivos. Ao final do trabalho, algumas suposições são feitas no intuito de servirem de base para trabalhos futuros sobre a permanência do servidor no teletrabalho.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações em Serviços
Pamella Marina Jacinto de Melo
Humberto Caetano Cardoso da Silva
A indústria 4.0 vem demandando esforços da logística que mesmo sendo eficaz, sofre com a existência de diversas falhas que comprometem suas operações. Frente a esta problemática, surge a necessidade de investigar quais falhas são mais recorrentes e se existe alguma relação delas com o mau gerenciamento do tempo das operações, bem como identificar se há indícios da utilização do método ágil Scrum como uma medida mitigadora. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada com dados coletados em entrevistas não-estruturadas com questionários abertos, tratados por meio da técnica de análise de conteúdo do tipo proposicional do discurso. Obtendo-se como resultados a identificação das principais causas que levam às falhas logísticas e a detecção de indícios de alguns elementos do Scrum nas rotinas logísticas para minimizar impactos nas atividades, demonstrando um potencial mitigador de falhas em comparação as atividades realizadas sem a presença de elementos do Scrum.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações em Serviços
Gabriel Maiochi Luiz
Miriam Christi M Oishi Nemoto
Luis Hernan Contreras Pinochet
Pedro Hikaru Oishi
Em vista do cenário da pandemia, identificou-se a necessidade de alternativas para entrega de produtos ao cliente final com menor contato possível. O uso de drones seria uma opção. Neste contexto, o estudo dos fatores influenciadores na adoção de drones no varejo farmacêutico foi o principal foco deste trabalho. A partir dessa prerrogativa foi realizada uma pesquisa junto a um grupo de farmacêuticos para identificar a percepção quanto as barreiras e facilitadores que influenciam na adoção da inovação. Foi estruturado um questionário estilo survey. A metodologia adotada foi do tipo exploratória quantitativa. Levando-se em consideração a análise realizada pôde-se concluir que os principais facilitadores são do tipo endógeno, ou seja, dependem da empresa. Já as principais barreiras são do tipo exógenas, ou seja, dependem de fatores externos às empresas, o que pode significar que as empresas estão preparadas para utilizar as novas tecnologias.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações em Serviços
Maria Gabriela Mendonça Peixoto
Gustavo Alves de Melo
Maria Cristina Angélico Mendonça
Samuel Borges Barbosa
Fátima Machado de Souza Lima
Luiz Gonzaga de Castro Junior
O estudo teve por objetivo aplicar a gestão por processos aliada ao modelo normalizado de gestão ISO 9001, por meio de um estudo de caso em uma logtech de entregas expressas que atua como uma transportadora digital colaborativa em São Paulo. Diante disso, buscou-se melhorar a performance do Acordo do Nível de Serviço (SLA), que consiste nas responsabilidades entre empresa e clientes colaborativos. Neste contexto, foi abordada a gestão da qualidade, uma vez que ela tem por objetivo melhorar produtos e serviços, através do controle de processos organizacionais. Sendo assim, a partir da coleta e análise de dados, foram utilizadas ferramentas para a identificação dos processos críticos com o uso da matriz Fatores-Chave vs Processo, e da matriz Impacto sobre negócio vs Qualidade. Além disso, com base no modelo normalizado ISO 9001, foi proposta a aplicação da etapa de planejamento do ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action).
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações em Serviços
JAMILE GOMES COSTA
Maria Gabriela Mendonça Peixoto
Gustavo Alves de Melo
Samuel Borges Barbosa
Maria Cristina Angélico Mendonça
Fátima Machado de Souza Lima
O leite é um dos produtos mais importantes para a economia e considerado um alimento essencial para os brasileiros em sua forma pura ou derivados. Nesse sentido, a qualidade nos laticínios ganha maior notoriedade a partir da rigorosidade dos consumidores pela segurança alimentar e exigências legais de órgãos regulamentadores. Assim, o estudo tem por objetivo aplicar a gestão por processos e os modelos de normatização na fabricação do queijo gorgonzola em um laticínio de Minas Gerais. A metodologia empregada consistiu na aplicação das ferramentas da gestão por processos como fluxogramas e matrizes FC-P e B-Q e checklist com base na normativa ISO 9001. Como resultado, foi observada que a falta de padronização nas análises se deve principalmente a visão limitada dos processos, sobrecarga da equipe, ausência de treinamentos e de auditorias internas eficientes.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações em Serviços
Alfredo Merlos Akinaga Cordeiro
CLAUDIA AFFONSO SILVA ARAUJO
Ana Maria Malik
Ferramentas e modelos de gestão advindos da produção e operações de serviços, como a filosofia lean, têm sido amplamente aplicados no setor de saúde, visando maior eficiência dos processos, produtividade e redução de custos e desperdícios. De forma análoga, o conceito de saúde baseada em valor (value based health care – VBHC) refere-se ao estabelecimento de uma competição com base em valor, caracterizada pela entrega de melhores resultados assistenciais e melhor experiência dos pacientes, com o menor custo possível. Assim, este artigo pretende (1) identificar como a academia tem tratado estes dois temas – Lean e VBHC - de forma conjunta e (2) verificar se as iniciativas Lean implementadas em organizações de saúde têm sido capazes de gerar valor, conforme definido no VBHC. Para tal, foram realizadas duas revisões sistemáticas da literatura. Os resultados revelam que os conceitos lean e VBHC têm sido pouco investigados de forma integrada na literatura.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações em Serviços
ÂNGELA BILK
DAIANE MIGLIOLLI YETIKA
Glaucia Marian Tenfen
Luciano Castro de Carvalho
O estudo tem por objetivo avaliar a relação entre a corrupção e o progresso social em nível mundial, sob a ótica da teoria institucional. A pesquisa foi realizada a partir de dados disponíveis no Corruption Perceptions Index e Social Progress Index, dos anos de 2018 a 2021. A amostra compreendeu 160 países que possuíam os índices disponíveis, envolvendo 480 observações. Para a análise dos dados, aplicou-se o método estatístico dados em painel. Os resultados do estudo evidenciam a influência dos índices de corrupção no progresso social, sendo que quanto menos corrupção um país apresentar maior será o progresso social, que é evidenciado pelo atendimento às necessidades humanas básicas, aos fundamentos do bem-estar e as oportunidades dos indivíduos e da sociedade como um todo. Desse modo, os achados podem ampliar as discussões em relação à corrupção e ao progresso social que impactam no desenvolvimento de um país.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações em Serviços
Stela Freesz
MARIANA PEREIRA CHAVES PIMENTEL
THIAGO DUARTE PIMENTEL
É crescente a pesquisa na área de administração de serviços, em geral, contudo, a administração de serviços turísticos, em particular, demonstra ainda baixo volume de publicações. Dentro dessa escassa literatura é ainda mais notável a ausência de materiais em língua não inglesa, bem como em temáticas específicas tais como cadeia produtiva, gestão de operações, planejamento e controle da produção, etc. Nesse sentido, este trabalho conceitual visa mapear e discutir a produção bibliográfica existente sobre service profit chain em sua intersecção com o turismo, por meio de uma revisão sistemática de literatura, realizada a partir do mapeamento dos materiais existentes em 7 bases de dados – (1) portal publicações de turismo; (2) anais da ANPTUR; (3) anais do ENANPAD; (4) portal SPELL; (5) portal Scielo (América Latina); e (6) banco de teses e dissertações da CAPES; e (7) portal de periódicos da CAPES.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Gestão de Operações em Serviços
Naialy Patricia Rodrigues
Alane Alves Silva
A presente pesquisa tem como objetivo a análise do nível de eficiência na utilização dos insumos públicos para a saúde nas unidades de Centro de Saúde/ Unidades Básicas de Saúde do município de Caruaru em 2019. Foram adotados como métodos, uma análise quantitativa, utilizando-se da Análise Envoltória de Dados (DEA, do Inglês Data Envelopment Analysis) e do modelo Variable Return Scale (VRS ou BCC) orientado ao output, com uma divisão de dois clusters de forma arbitrária. Os resultados encontrados por meio da análise de eficiência, relataram que no grupo das unidades urbanas, 23 DMUs foram eficientes de um total de 43 Decision Making Units (DMUs), já no grupo rural 11 estabelecimentos foram eficientes para um total de 19 unidades. Concluiu-se que, com a otimização de todos os insumos de todas as unidades básicas seriam viabilizados 2.878 atendimentos odontológicos e 7.039 atendimentos ambulatoriais a mais do que foi produzido em 2019.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Estratégia e Gestão de Operações
Maria Adriele da Silva
ANDERSON TIAGO PEIXOTO GONÇALVES
O Brasil é o quarto país em números de acidentes laborais, portanto, estabelecer procedimentos que possibilitem maior segurança dos colaboradores é primordial para as empresas, dentre as quais as do setor da construção civil, principal responsável por estas altas taxas. O World Class Manufacturing - WCM é uma metodologia que busca a excelência operacional nas organizações, que se baseia em pilares gerenciais e técnicos, dentre os quais o de segurança. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições da implementação do passo 1 do pilar de segurança da metodologia WCM no subsetor de distribuição de materiais de uma construtora de habitação popular. Trata-se de uma pesquisa aplicada, quali-quanti, exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, sob o formato de estudo de caso. A implementação do passo 1 do pilar de segurança possibilitou, no período compreendido entre os anos de 2018 e 2020, uma redução no número de acidentes de 83,33%.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Estratégia e Gestão de Operações
Ana Carolina Neves Carnelossi
Edwin Vladimir Cardoza Galdamez
Rafael Henrique Palma Lima
A Gestão de Estoques sobre influência de diversos fatores, como demanda e nível de serviço, e suas decisões podem ser apoiadas pelo conhecimento extraído de base de dados. Neste contexto, o objetivo do trabalho é fornecer um panorama da evolução das publicações realizadas até o ano de 2021 sobre gestão de estoques apoiada pela mineração de dados e aprendizagem de máquina, bem como apresentar as tarefas e modelos empregados, além dos diferentes tipos de organizações e âmbitos da gestão de estoques sob o qual esse apoio se deu. Para isso, lançou-se mão de uma revisão sistemática e análise bibliométrica, cujos resultados apontaram para pesquisas multidisciplinares do tema, que vêm crescendo especialmente nos últimos 4 anos dominadas pela China e Índia, e realizadas majoritariamente com finalidade preditiva via tarefa de classificação. Tais resultados contribuíram para o conhecimento do cenário científico e o planejamento de ações que levem ao seu avanço.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Estratégia e Gestão de Operações
Iago Jose Cardoso Toti
Leonardo Moreira Ferreira
RODRIGO OLIVEIRA DA SILVA
Jéssika dos Anjos Almeida
o objetivo geral deste artigo é caracterizar o campo de gestão de operações na última década, partindo da definição de Bourdieu de campo científico, e embasada na problematização de que a entrada no século XXI impôs novos desafios para a prática e pesquisa da gestão de operações. Para atingi-lo, utilizou-se uma abordagem quantitativaqualitativa por meio de um estudo bibliográfico de um corpus de 16 artigos de revisão da literatura na área, e de uma bibliometria de 913 artigos produzidos de 2011 a 2021. Foi possível visualizar que o campo de GO se manteve praticamente inalterado na última década, com a mesma dificuldade em comunicar a pesquisa com a prática, a dominância de pesquisadores estadunidenses, mas novas preocupações emergiram, como a falta do uso de teorias e problemas referentes à validade dos achados
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Estratégia e Gestão de Operações
Dara Alice da Silva Nunes
Marcele Elisa Fontana
Rimberg Antonio Tavares Júnior
Tendo em vista o aumento crescente da participação do setor agroindustrial no PIB nacional e o ambiente competitivo em que está inserido, tornou-se essencial para essas organizações reduzir as perdas do processo produtivo e melhorar os níveis de capacidade produtiva, o que é possível a partir da aplicação de ferramentas de melhoria contínua. O objetivo deste trabalho foi melhorar a estabilidade do processo produtivo de uma agroindustria do setor de nutrição animal, a partir da eliminação das paradas não-programadas em uma linha de produção. O processo de melhoria seguiu os passos do método PDCA, com aplicação de ferramentas como Gráfico de Pareto, Brainstorming, 5 Porquês e Planos de Ação. Com o desenvolvimento das ações, pôde-se reduzir os tempos de processamento, aumentado a produtividade da unidade em estudo e melhorando a estabilidade do processo produtivo. Tal método pode ser aplicado em outras organizações similares, contribuindo para a melhoria contínuna do setor.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Estratégia e Gestão de Operações
Renato Saraiva Junior
LEONARDO CAIXETA DE CASTRO MAIA
Este artigo tem como objetivo principal avaliar o uso da telemetria para o controle, o monitoramento e melhoria contínua na gestão de frotas. O levantamento dos dados foi realizado em uma empresa com veículos próprios e limitou-se à análise dos custos de manutenção e de combustível. Caracteriza-se por uma pesquisa descritiva, com uma avaliação bibliográfica e, posteriormente, coleta de dados da empresa. Por fim, utilizou-se o diagrama de espinha de peixe para reconhecer as principais causas para um efeito não desejado: custos logísticos acima do planejado. Os resultados da pesquisa apresentaram as seguintes medianas: custo de combustível em R$ 0,84/km e as despesas com oficina em R$0,24/km, totalizando R$ 1,08/km rodado. A contribuição empresarial está relacionada à apresentação de dados de um modelo de veículo para entrega urbana e a possibilidade de utilização da telemetria; quanto à visão acadêmica, apresenta uma revisão bibliográfica sobre custos logísticos.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Estratégia e Gestão de Operações
Lucas Santos de Oliveira
Pedro Carvalho Brom
DANIEL SOARES DE SOUZA
Este artigo teve como objetivo enunciar um plano de conteúdos para o Pré-Cálculo (PC) de Licenciaturas em Matemática dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Cabe ressaltar a importância desse componente no ensino superior devido à baixa qualidade do ensino médio brasileiro e aos índices de reprovação e evasão no Cálculo Diferencial e Integral. Foram consultadas as ementas de PC e, em seguida, reunidas as informações sobre as bibliografias utilizadas. Com as bibliografias reunidas, identificou-se os dez materiais didáticos recorrentes e, posteriormente, reuniu-se todos os conteúdos desses materiais. Assim, elaborou-se uma base para a construção desse componente, visto que não há um consenso entre os IFs sobre o papel e objetivo dessa disciplina. Através do Método de Análise Hierárquica, obteve-se um conjunto de conteúdos indispensáveis para a construção de PC. Ao utilizar as pontuações obtidas nesse método, estabeleceu-se uma proporção de tempo para ser destinada a cada conteúdo.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Estratégia e Gestão de Operações
Gilberto Correia Rocha Filho
ANDREW BEHEREGARAI FINGER
LEONARDO CAIXETA DE CASTRO MAIA
O estudo buscou compreender como são desenvolvidos os processos de sanção de empresas contratadas no âmbito da Universidade Federal de Alagoas. Para isso, buscou-se identificar as principais condutas dos fornecedores que representam descumprimentos contratuais. Por meio de análise documental e de entrevistas realizadas com servidores da Instituição, se buscou descrever, também, as principais dificuldades relacionadas ao desenvolvimento desses processos. Por meio da perspectiva da Teoria dos Custos de Transação, se verificaram evidências que caracterizam a incidência dos pressupostos do comportamento oportunista e da racionalidade limitada, entre as quais se destacam a percepção por parte dos entrevistados de que algumas empresas contratadas pela Universidade buscam agir de forma oportunista, objetivando maximizar seus ganhos. Com relação à racionalidade limitada, esta ficou evidenciada a partir de falhas de comunicação nos documentos internos que disciplinam a sanção de empresas contratadas nos processos administrativos desenvolvidos com essa finalidade.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Estratégia e Gestão de Operações
Fabio Francisco da Silva
Jose Elenilson Cruz
Jean Marc Nacife
Magaly del Carmen Fonseca Medrano
Geraldo Andrade de Oliveira
Flavio Manoel Coelho Borges Cardoso
O objetivo deste estudo é quantificar o desempenho operacional de processo administrativo relacionado à análise documental para celebração de termos de convênios em um órgão público do governo federal brasileiro. Para isso, uma equipe de experimentação composta por seis profissionais técnicos (quatro membros internos e dois externos) realizou a análise de 289 pré-convênios em duas fases, denominadas Análise Documental e Formalização de Convênio. O desempenho da equipe de experimentação foi quantificado, chegando à conclusão que em condições adequadas um técnico profissional é capaz de analisar 60 pré-convênios em 15 dias. Dessa forma, é possível o órgão público comparar o desempenho obtido com a equipe de experimentação com o desempenho do ente público que atualmente realiza esta atividade técnica. Diante deste resultado, o órgão em estudo tem informações relevantes que podem ser utilizadas para a tomada de decisões estratégicas.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Estratégia e Gestão de Operações
Stela Maia Silva
Armindo dos Santos de Sousa Teodósio
A presente pesquisa tem como objetivo analisar como as tecnologias de informação tem afetado os processos logísticos no Brasil. O marco teórico aborda a logística e sua articulação com a Indústria 4.0. Como contexto de análise, utilizamos a Associação Brasileira de Logística (Abralog) e grupos de logística das redes sociais. Esse estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva e qualitativa. Para obtenção dos resultados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com associados da Abralog. Um formulário foi distribuído para os profissionais reunidos nos grupos de logística. A pesquisa descobriu que apesar da evolução da logística nos últimos anos, essa ainda tem muito a melhorar. Apesar dos benefícios que levam os gestores a implementar a TI nos processos, diversos desafios são percebidos, principalmente a cultura organizacional, a capacitação dos funcionários, o desconhecimento acerca dos benefícios da TI e a preparação da empresa para receber essas tecnologias.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Estratégia e Gestão de Operações
Francielle Santos da Silva
Marina Costa Fogaça
Katia Cesconeto de Paula
Este ensaio teórico objetiva refletir sobre as influências das habilidades políticas da liderança na implementação do lean, trazendo para o debate as habilidades políticas e seus impactos na motivação e cultura organizacional. Neste sentido, é feita uma revisão das teorias que concernem os três temas principais (Lean, Liderança e Cultura Organizacional), em que, o lean é abordado como uma filosofia, a liderança é trazida com foco especial em habilidades políticas e motivação, e a cultura organizacional é tratada como um conjunto de paradigmas formado dinamicamente pelas pessoas através da sua aprendizagem cotidiana e criação de certezas empíricas. A partir dessa ótica, foram elaboradas duas proposições teóricas e propostos estudos futuros sobre o tema. A contribuição deste trabalho é teórica, visto que consegue aprofundar o debate teórico a respeito da implementação do lean, e trazer atenção para estudos futuros sobre um fator capaz de aumentar os índices de implementações na prática.
Divisão: GOL - Gestão de Operações e Logística
Tema de Interesse: Estratégia e Gestão de Operações
Jose Elenilson Cruz
Cláudio Henrique Barbosa da Silva
DANIEL SOARES DE SOUZA
Pesquisas mostram que empresas do setor industrial no Brasil tiveram demanda e volume de produção reduzidos durante o ápice da crise da Covid-19 em 2020, mas faltam estudos que mensurem os efeitos da pandemia no desempenho dessas empresas. Este trabalho tem por objetivo mensurar o efeito das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, no período de abril a dezembro/2020, no desempenho de empresas industriais situadas em Goiás e no Distrito Federal. Os dados, oriundos de uma amostra não probabilística de 42 empresas, coletados por meio de questionário estruturado, foram analisados através da modelagem de equações estruturais (MEE). Embora a validação dos modelos de mensuração e estrutural tenha sido exitosa, o efeito da variável independente Adaptação Organizacional na variável dependente Desempenho Organizacional foi negativo, mas não significante, indicando que as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 no período de abril a dezembro de 2020 não afetaram o desempenho das indústrias pesquisadas.
ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração utiliza cookies em seu portal para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.