As cidades, enquanto uma junção de estruturas físicas espaciais, regras e direitos, atores, redes e saberes, culturas e diferenças, design e tecnologias, têm se apresentado de modo cada vez mais profícuo no campo dos Estudos Organizacionais, ampliando a sólida produção acadêmica interdisciplinar sobre o espaço urbano. No âmbito desta proposta, e dando continuidade ao tema de interesse dos anos anteriores, destacamos alguns aspectos associados à relação entre Cidade e Estudos Organizacionais: a perspectiva histórica, que situa os meandros da reflexão sobre o tempo na construção de espaços urbanos de história e memória; a perspectiva econômica, na qual se destacam a gestão e a criatividade como aspectos centrais; a perspectiva das margens que abriga múltiplos feixes associados a saberes e existências produzidos à margem do hegemônico; e, por fim, os processos relacionados a organização de territórios educativos na construção de cidades educadoras e inclusivas. Convidamos pesquisadores a submeterem artigos empíricos e ou teórico-conceituais para este tema de interesse a partir de diferentes posicionamentos epistemológicos e metodológicos que tenham como eixos as Cidades e os Estudos Organizacionais nos seguintes temas e tópicos, não exaustivos do tema:
- Cidades, história, memória e patrimônio urbano.
- Cidade e suas interfaces com a gestão e com a economia criativa.
- Dinâmicas socio-urbanas: experiências, sociabilidades, direito, mobilidades e territorialidades.
- Práticas de espaço urbano: atores, corpos, cultura, estética e organização.
- Margens e periferias na/da cidade: corpos, existência, resistências, saberes, culturas e dinâmicas não hegemônicas.
- Facetas do urbano sob a ótica organizacional: cidades globais, cidades mortas, cidades dormitórios, cidades ameaça, cidades jardim, cidades cansadas.
- Processos da construção e reconstrução permanente de uma cidade-educação, ou de uma escola na cidade que educa.