Desafios dos Empreendedores Negros no Acesso ao Comércio Internacional e suas Estratégias de Atuação
Divisão: ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo
Tema de Interesse:
Ameaças, dificuldades e modos de superação no empreendedorismo
Autores
Jaqueline de Araújo Fidelix
Nicole Spessi Fava
Silvio Yoshiro Mizuguchi Miyazaki
Denise Poiani Delboni
Resumo
Esta pesquisa investiga os desafios enfrentados pelos empreendedores negros, no Brasil, para expandir seus negócios rumo aos mercados internacionais. O estudo adotou uma abordagem exploratória com pesquisa qualitativa, com a realização, em 2024, de 10 entrevistas de profundidade, semiestruturadas, com empreendedores negros que já atuam no mercado internacional, seguida de envio de questionários com 27 perguntas e retorno de 17 respostas válidas, além de análise documental para compreender suas estratégias de mercado frente aos desafios específicos enfrentados. O estudo foi motivado pela relativa escassez de dados sobre o afro empreendedorismo brasileiro no contexto internacional, destacando a importância de ampliar o entendimento sobre suas experiências, além de contribuir para a elaboração de políticas públicas e estratégias empresariais, no futuro, que promovam a inclusão econômica e a diversidade nos negócios globais. Como resultados, houve destaque para as dificuldades de acesso a crédito, o preconceito cultural e a desvalorização de produtos afro centrados como principais entraves à competitividade dos empreendedores negros no mercado global. O estudo revelou, adicionalmente, que estratégias como networking, marketing direcionado e a valorização da cultura negra são fundamentais para superar os principais desafios identificadas pelos entrevistados e respondentes.
Atenção
Para acesso ao arquivo é necessário que seja associado e esteja logado no iANPAD.